O Município de Cerro Corá, a 144 quilômetros de Natal, recebeu, na manhã desta terça-feira 17, edição especial do Justiça na Praça, marcada pelo casamento comunitário, com a união civil de 46 casais. A cerimônia foi realizada no Centro de Convivência de Idoso, presidida pelo juiz da 1ª Vara da Comarca de Currais Novos, Marcus Vinícius Pereira Júnior. Os casamentos foram promovidos a partir de uma ação conjunta da Comarca de Currais Novos, do Núcleo de Ações e Programas Socioambientais do TJRN (NAPS), da Prefeitura Municipal de Cerro Corá e do Cartório Único daquela cidade.
Além do casamento comunitário, realizado no Centro de Convivência de Idoso em Cerro Corá, houve a distribuição de mudas do projeto “Replantar a caatinga é solução”. A comunidade do município teve acesso, ainda, à emissão gratuita de Carteira de Identidade – ITEP, realizada na Escola Municipal Sebastiana Alves Noga.
Leia também: Sandra Elali toma posse como desembargadora do TJRN
O magistrado Marcus Vinícius celebrou a felicidade de estar próximo à população durante a cerimônia civil. “É uma ocasião que o TJRN tem de participar de uma ação tão bonita como essa que reuniu o Poder Judiciário, o ITEP e os municípios, com o objetivo de garantir que os serviços sejam prestados ao cidadão. É também uma oportunidade de a população conhecer o juiz, da população ter uma confiança maior no Poder Judiciário e ver que, acima de tudo, estamos aqui para servir ao público”, ressaltou.
Aos 70 e 69 anos, José Dias de França e Geralda Bezerra, respectivamente, formaram um dos casais que celebraram a união civil na ocasião. Eles oficializaram a união civil após 49 anos casados no religioso. “É uma felicidade, porque graças a Deus a gente pretendia casar. Chegou agora, a oportunidade de chamá-la para casar e ela aceitou”, destacou José Dias. A sua esposa também salientou a alegria pelo momento e reforçou que “para tudo tem o seu dia e a hora”.
Para o casal de agricultores Raimundo José e Maria de Moura da Silva, juntos há sete meses, após 18 anos separados, o momento é também de alegria. Raimundo José ressaltou que esse é o momento de se unirem até a morte. E Maria de Moura, salientou que “estamos ficando velhos, temos que nos unir pelo resto da vida, até quando Deus quiser”, destacou.
Próximas ações
18 de setembro
Município de Lagoa Nova
7:30 – Emissão de Carteiras de identidade – ITEP (Escola João XXIII)
11h – Casamentos civis comunitários (Espaço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos)
11h30 –
Distribuição
de mudas do projeto Replantar a caatinga é solução Local: (Espaço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos)
19 de setembro
Município de Currais Novos
16:30 – Casamentos civis comunitários (Fórum Municipal – Nova sede)
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/cerro-cora-celebra-a-uniao-civil-46-casais/