Com 1,3 milhão de cadastros, plataforma Salvador Digital concorre ao iBest 2025

O Salvador Digital alcançou a marca de mais de 1 milhão e 300 mil cidadãos cadastrados, consolidando-se como uma das maiores iniciativas de transformação digital no serviço público municipal do país. Desenvolvida pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), a plataforma reúne serviços públicos municipais das mais diversas áreas em um único ambiente virtual, promovendo mais eficiência e acessibilidade.

Graças ao desempenho e inovação, a ferramenta está concorrendo ao Prêmio iBest 2025, na categoria Governo Municipal – um reconhecimento nacional do compromisso com a modernização, a transparência e a eficiência no atendimento à população. O Prêmio iBest é considerado a maior referência no reconhecimento das melhores iniciativas na internet no país. A divulgação das 20 melhores iniciativas do país ocorrerá entre os meses de julho e agosto. Já o anúncio da melhor iniciativa de cada categoria será feito em março de 2026.

Para o titular da Semit, Alberto Braga, a indicação ao iBest 2025, na categoria Governo Digital Municipal, foi uma grata surpresa a todos e só comprova que a gestão está no caminho certo para a atual transformação de Governo Digital, consolidando o resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura em prol de uma Salvador mais inclusiva e digital.

“Essa é uma grande conquista para a gestão municipal e, consequentemente, para a nossa cidade. A plataforma Salvador Digital, lançada em janeiro de 2023, tem apenas pouco mais de dois anos e quatro meses de implantada e chegou a essa marca através do trabalho consistente da equipe técnica, em conjunto com os dirigentes dos órgãos, para disponibilizar serviços digitais de forma ágil, intuitiva e segura. Realizamos um verdadeiro trabalho de ‘formiguinha’ junto aos órgãos e ao cidadão, que envolveu a preparação da estrutura interna da Prefeitura, mudança de cultura, divulgação ‘boca a boca’ e, claro, oferta de serviços de qualidade para a população”, conta.

Além da atual versão, desde o dia 13 de junho passado, a Semit disponibilizou o aplicativo Salvador Digital, ampliando ainda mais as possibilidades de acesso. Mesmo em fase de teste, o app já conta com cerca de 5 mil downloads, junto às lojas App Store e Play Store.

Serviços

Atualmente, a plataforma possui uma carta com 920 serviços municipais, sendo 670 deles com pelo menos uma etapa digital e 75 serviços 100% digitais. As opções podem ser acessadas tanto por meio de busca como através de categorias. Ao todo, são 22 categorias.

O top 6 dos serviços mais demandados inclui: o CadÚnico; a marcação de consultas e exames; a dispensação de medicamentos; os serviços relacionados ao Cartão SUS; pesquisa de emprego no Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) e Iluminação Pública. Os mais procurados ficam nos destaques, logo acima, no portal.

Melhorias

Em 2025, a plataforma passou por uma reformulação visual e funcional, com a implementação de um layout mais moderno, responsivo e inclusivo. Foram incorporadas novas funcionalidades, como busca por voz, categorização inteligente de serviços e segmentação de perfis por público (mulher, idoso, criança, servidor, empreendedor e turista, entre outros).

Também foi iniciada a implementação de jornadas mais inteligentes (JMI), com automação e integração com sistemas diversos, permitindo entregas em prazos mais curtos, rastreabilidade completa e visualização em tempo real via dashboards (observatório digital). “Continuamos em constante evolução da plataforma para uma melhor prestação de serviço ao cidadão soteropolitano”, conta o titular da Semit.

Acesso

O Salvador Digital pode ser acessado gratuitamente por meio de qualquer smartphone, computador ou tablet pelo link. É um sistema integrado que reúne bases de dados de todos os órgãos da gestão. É possível, por exemplo, ter acesso às informações e serviços de cada órgão municipal, acesso ao portal da transparência, ao Diário Oficial do Município (DOM), notícias e canais de atendimento.

O acesso à gama de serviços ofertados pela Prefeitura é feito por meio do gov.br, portal federal de unificação de canais digitais, e ocorre com transparência, rastreabilidade garantida e continuidade das informações. O site ainda dispõe de acessibilidade, com tradução dos conteúdos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e conteúdo audiodescritivo.

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