Com aumento acumulado de 37,23%, café lidera alta de preços em Salvador e RMS

O café se destacou como o produto que mais encareceu em Salvador e Região Metropolitana no último ano, de acordo com o IBGE. O preço subiu 37,23% em 2024, superando outros itens pesquisados para a inflação oficial. O alho, que ficou em segundo lugar, registrou um aumento de 29,30%, cerca de seis pontos percentuais a menos.

Segundo a Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), a alta é consequência de uma seca severa que afetou tanto o Brasil quanto outros grandes produtores mundiais, como Vietnã, Indonésia, Colômbia e Nicarágua.

Os meses de julho e agosto apresentaram os maiores aumentos no preço do café: 6,36% e 4,76%, respectivamente, segundo o IBGE.

Dados do Dieese confirmam a alta expressiva, com aumentos significativos nos meses de junho (9,03%) e setembro (8,54%), fazendo o preço do café subir 50,47% no ano e 51,91% em 12 meses. Além disso, o real desvalorizado impulsionou as exportações, reduzindo a oferta interna e pressionando ainda mais os preços.

A Bahia ocupa o quarto lugar na produção nacional de café, segundo o IBGE, com uma colheita de 232.497 toneladas em 2023. No entanto, a expectativa de uma redução nos preços é improvável antes de 2026 devido aos impactos prolongados da seca sobre a lavoura.

O post Com aumento acumulado de 37,23%, café lidera alta de preços em Salvador e RMS apareceu primeiro em Toda Bahia.

Fonte: https://todabahia.com.br/com-aumento-acumulado-de-3723-cafe-lidera-alta-de-precos-em-salvador/