Policiais civis da 48ª Delegacia de Serra Negra do Norte apreenderam 27 cigarros eletrônicos em um estabelecimento comercial da cidade nesta terça-feira 27. Os produtos, conhecidos como “vapes“, estavam sendo vendidos ilegalmente no local.
O dono do comércio foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos. “A comercialização desses dispositivos configura crime de contrabando, com pena que pode chegar a 5 anos de prisão”, informou a Polícia Civil. A ação foi realizada após denúncias anônimas sobre a venda dos produtos na região.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a importação, propaganda e venda de cigarros eletrônicos no país. Os aparelhos apreendidos serão periciados, e um inquérito foi aberto para investigar a origem do material e possíveis envolvidos.
Siga o canal “Agora RN” no WhatsApp
A população pode denunciar casos semelhantes de forma anônima pelo Disque Denúncia 181.
Cigarros eletrônicos são proibidos no Brasil
Os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF), popularmente conhecidos como cigarros eletrônicos ou vape, são produtos derivados do tabaco e têm sua circulação proibida no Brasil. Com uso popularizado durante a época da pandemia, os vapes passaram a ser adquiridos principalmente pelo público jovem.
Segundo o Ministério da Saúde, essa circulação se deu devido ao fácil acesso ao mercado ilegal e pela fase de experienciar coisas novas, juntamente com a busca por validação em rodas de amigos.
A inalação de nicotina apresenta diversos riscos e, quando realizada na adolescência, acarreta prejuízo no desenvolvimento do cérebro, causando, eventualmente, dificuldades cognitivas e propensão a transtornos mentais.
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/comerciante-e-detido-por-vender-cigarros-eletronicos-proibidos-no-rn/