Comissão de Educação aprova “Março azul-marinho” de prevenção ao câncer colorretal

Na reunião ordinária desta quinta-feira 16, a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Socioeconômico, Meio ambiente e turismo (CECTDSMAT) da ALRN aprovou o projeto que institui no RN o “Março azul-marinho”, de prevenção ao câncer colorretal.

O projeto é de iniciativa do presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). “A prevenção e o diagnóstico precoce, por meio da colonoscopia, são fundamentais para reduzir a incidência desses tumores, melhorar as chances de cura e preservar a qualidade de vida dos pacientes”, justificou o parlamentar.

As diretrizes da American Cancer Society, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) e da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) recomendam o início do rastreamento aos 45 anos, ou antes, em casos de histórico familiar.

Leia também: SMS Natal inicia projeto que oferta serviços de saúde para homens

Demais reconhecimentos

A Campanha da Fraternidade foi reconhecida pela Comissão de Educação como patrimônio cultural, religioso e imaterial do RN, através de projeto da deputada Divaneide Basílio (PT). Outro reconhecimento e homenagem aprovados foi por iniciativa do mandato do deputado Luiz Eduardo (SDD), reconhecendo os Parrachos de Macarajaú como patrimônio cultural, paisagístico e turístico do RN.

O deputado George Soares (PV) teve dois projetos aprovados: o que denomina “Unidade de Terapia Intensiva Gilberto Eliomar Lopes” a UTI do Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, em Assu e o que denomina “Maternidade Maria do Carmo de Souza – Parteira Maringá” a maternidade da mesma unidade de saúde.

A comissão ainda aprovou a concessão de título de cidadania e projeto do deputado Kleber Rodrigues (PSDB) que altera a lei estadual 10.720/2020.

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/comissao-aprova-marco-azul-marinho-cancer/