Este conteúdo foi originalmente publicado no Agora RN – Portal de Notícias do Rio Grande do Norte. Visite https://agorarn.com.br para mais notícias de Natal e RN.
Uma comitiva formada por prefeitos e secretários municipais que estavam em Israel, incluindo o secretário de Planejamento de Natal, Vagner Araújo, cruzou a Jordânia e seguiu rumo à Arábia Saudita. A informação foi confirmada pelo secretário às 15h44 (horário de Brasília) desta segunda-feira 16.
De acordo com ele, a previsão de chegada à fronteira com a Arábia Saudita era 16h40 (horário de Brasília). Ele relatou que fizeram o mesmo percurso no lado da Jordânia, sem a pressão de estarem expostos. Ao chegarem na Arábia Saudita, as autoridades devem embarcar em voos particulares para o Brasil.
Em nota, o Itamaraty informou que o governo israelense apresentou proposta similar de evacuação por terra até a Jordânia para as demais 27 autoridades brasileiras que permanecem em Israel. O objetivo é que embarquem em voos comerciais jordanianos para o retorno ao Brasil, conforme a disponibilidade.
A operação foi viabilizada a partir da coordenação do Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, com o ministro das Relações Exteriores da Jordânia ao longo do fim de semana. Segundo o Itamaraty, as embaixadas do Brasil em Amã, Tel Aviv e Riade prestam apoio ao grupo.
O governo brasileiro acompanha a situação dos brasileiros que estão em Israel, incluindo binacionais, turistas e autoridades em missão oficial. A Embaixada do Brasil em Tel Aviv mantém desde outubro de 2023 alerta consular que desaconselha viagens não essenciais a Israel e recomenda que os brasileiros considerem deixar o país.
As duas comitivas de autoridades brasileiras viajaram a Israel a convite do governo israelense. Após o início dos ataques de Israel ao Irã e o fechamento do espaço aéreo israelense, os grupos aguardaram informações e providências para retorno ao Brasil.
O Itamaraty informou ainda que tomou conhecimento de tentativas de golpe de criminosos que ofereciam lugares em voos para deixar Israel por meio de mensagens em aplicativos. A Embaixada do Brasil em Tel Aviv orienta que brasileiros em Israel sigam as recomendações do “Home Front Command” israelense e permaneçam próximos a abrigos fortificados, além de acompanhar o alerta consular na página oficial da embaixada.
Leia mais notícias do Rio Grande do Norte no Agora RN: https://agorarn.com.br | Siga-nos: Facebook.com/agorarn
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/comitiva-com-secretario-de-natal-segue-para-arabia-saudita-para-retorno-ao-brasil/