A Prefeitura de Parnamirim homologou o concurso público para provimento de cargos para a Guarda Municipal. A decisão, assinada pela prefeita Nilda Cruz (Solidariedade), foi publicada na edição do Diário Oficial do Município nesta sexta-feira. Com a homologação, a Prefeitura declara encerradas as seis etapas da seleção.
Segundo a gestão municipal, em breve, após a finalização dos trâmites burocráticos, serão convocados os últimos 57 aprovados no concurso.
“A Constituição desobriga os municípios a investirem em segurança, mas não fugimos da nossa responsabilidade. Segurança pública é prioridade, e a homologação do concurso da Guarda é um passo importante para ampliarmos o cuidado e a proteção dos cidadãos de Parnamirim. Agora vamos trabalhar para acelerar o processo de convocação dos aprovados”, destacou a prefeita Nilda Cruz.
Os aprovados passaram pelas seguintes etapas: aplicação da prova objetiva, além de teste de aptidão física, avaliação psicológica, apresentação de exames médicos, Curso de Formação Profissional e investigação social. A convocação é a etapa que antecede a posse efetiva no cargo.
No primeiro trimestre do ano, a gestão da prefeita Nilda executou diversas ações na área da segurança pública, tendo a Guarda Municipal de Parnamirim como destaque. A corporação intensificou o patrulhamento em todas as regiões e bairros da cidade, executou ainda a Operação “Alvorada Segura”, redobrando a atenção durante os horários de pico nos principais pontos de utilização do sistema de transporte público de Parnamirim, bem como vai ampliar os investimentos na melhoria da infraestrutura da corporação.
PEC da Segurança
Nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entregou ao Congresso Nacional a proposta de emenda à Constituição (PEC) que altera que reformula regras para a atuação das forças de segurança pública no País.
Pela PEC, as guardas municipais, como a de Parnamirim, passarão a ser incluídas no artigo 144 da Constituição como órgãos de segurança pública e passarão a poder atuar em ações de segurança urbana, desde que não se sobreponham às atribuições das polícias civil e militar.
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/concurso-da-guarda-municipal-de-parnamirim/