Conselho de Medicina Veterinária vai apurar caso de cachorro com parada respiratória durante aula no RN

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Norte (CRMV-RN) informou, por meio de nota publicada em suas redes sociais, que está ciente do caso envolvendo um cachorro submetido a parada respiratória durante uma aula do curso de Medicina Veterinária da Universidade Potiguar (UnP), em Mossoró. Segundo o conselho, a apuração dos fatos já foi iniciada.

O CRMV-RN afirmou: “O Conselho reitera seu compromisso com a ética profissional, com a responsabilidade no exercício da medicina veterinária e, sobretudo, com a defesa do bem-estar animal em todas as esferas de atuação.”

De acordo com o órgão, “providências serão tomadas com responsabilidade, seguindo os trâmites legais, sempre garantindo o devido processo legal, a ampla defesa e o contraditório.” Ainda segundo o CRMV-RN, “seguimos atentos e atuantes para assegurar que práticas compatíveis com os princípios e regras da profissão sejam sempre priorizadas.”

O caso ganhou repercussão neste domingo 27, após a circulação de um vídeo nas redes sociais mostrando o momento em que o professor convidado teria provocado a parada respiratória no animal. Políticos e parlamentares se manifestaram sobre o episódio.

O vereador de Natal, Robson Carvalho, e o ex-deputado federal Rafael Motta divulgaram o caso em seus perfis. O deputado federal Delegado Matheus Laiola (PR) também se posicionou: “Não podemos normalizar a dor como método de ensino! Maltratar animais não é aprendizado, é crime! Estamos entrando em contato com a Polícia Civil, Ministério Público, Universidade Potiguar (UnP), e Conselho Federal e Regional de Medicina Veterinária para que tomem as providências cabíveis”, afirmou Laiola, em postagem compartilhada por Robson Carvalho.

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/conselho-de-medicina-caso-de-cachorro-no-rn/