Os primeiros 19 formandos do inédito curso de formação em Auxiliar Técnico de Manutenção Eólica da CPFL Renováveis serão homenageados nesta quinta-feira 23 em uma cerimônia que também marcará o lançamento de outras iniciativas sociais do Grupo CPFL Energia para a região de João Câmara.
“Com a maior parte dos nossos parques eólicos no Estado, é nossa missão promover oportunidades de desenvolvimento da população local e a primeira edição deste curso prova que isso é possível. Aos 19 alunos agora capacitados para atuar no setor elétrico, oferecemos a chance de terem uma nova fonte de renda e construírem carreiras que jamais imaginavam trilhar”, destaca Mr. XinJian Chen, diretor-presidente da CPFL Renováveis.
José Júnior Batista da Silva, de 39 anos, morador da comunidade de Serrote de São Bento, é um dos formandos. Ele, que antes tirava seu sustento do cultivo e comercialização de castanhas, agora vislumbra novas possibilidades. “Via nas torres eólicas uma chance de mudar de vida, mas sabia que seria muito difícil entrar na área sem ter um curso de qualificação, mesmo possuindo certo conhecimento sobre instalações elétricas. Sem dúvida, é um sonho realizado”, afirma.
As aulas do curso de formação em Auxiliar Técnico de Manutenção Eólica tiveram início em agosto de 2023 e foram ministradas em João Câmara em parceria com o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI do Rio Grande do Norte.
Os alunos dessa primeira turma são moradores das comunidades indígenas de Amarelão, Santa Terezinha e Serrote de São Bento, que também foram beneficiadas pelo projeto de dessalinização desenvolvido pela CPFL Renováveis com a State Grid, levando água potável para mais de 3 mil pessoas da região.
Com o compromisso de gerar valor para a sociedade, a CPFL Energia, por meio do Instituto CPFL, dá continuidade a importantes iniciativas na região de João Câmara. “Nossos projetos já fazem parte da realidade de João Câmara desde 2017, por meio da nossa frente de atuação Circuito CPFL, que leva sessões de cinema movidas a energia solar. A partir de 2024, ampliamos a nossa atuação com a implementação da frente CPFL Jovem Geração, com três iniciativas sociais voltadas especialmente para crianças e adolescentes das comunidades indígenas”, afirma Daniela Ortolani Pagotto, head do Instituto CPFL.
Uma dessas iniciativas é o Energia Sonora, um projeto de educação musical que visa ensinar cerca de 300 jovens a tocar instrumentos de percussão e teclado. Outro é o Fábrica de Atletas, que oferece aulas gratuitas de futebol para crianças e adolescentes das comunidades de João Câmara.
Além disso, a Carreta Literária, uma biblioteca itinerante, chegou a João Câmara neste mês, circulando pelas escolas públicas do município e pelas comunidades indígenas de Amarelão, Serrote, Santa Terezinha e região de Queimados.
“Em agosto, o Circuito CPFL retornará, oferecendo mais sessões gratuitas de cinema para toda a população de João Câmara por meio do Cinesolar. O objetivo é continuar proporcionando entretenimento de qualidade, utilizando energia limpa e renovável”, destaca Pagotto.
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/cpfl-senai-turma-exclusiva-indigenas/