As discussões sobre o Plano Diretor de Fortaleza estão sendo conduzidas de modo próximo entre a Prefeitura e a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), segundo o presidente da casa, vereador Leo Couto. A declaração foi dada na manhã desta sexta-feira (11), aos jornalistas Miguel Anderson Costa e Luciano Augusto, durante a Pan News em Revista – 1ª Edição, na Jovem Pan News Fortaleza.
“O Plano Diretor rege como a cidade vai crescer, o ordenamento, a organziação do crescimento da cidade, se nesse bairro vai poder ter um prédio de 10, de 20 andares”, pontua ele. “O prefeito [Evandro Leitão] está vendo com bons olhos, fazendo estudos, dialogando com o Poder Legislativo”, continua.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O ano de 2025, diz o presidente, será de “muito planejamento”, para que as grandes obras e ações do poder público sejam retomadas no ano de 2026. A declaração tem como pano de fundo um cenário de dificuldades nas contas públicas da gestão municipal, que está fazendo contingenciamento de gastos ao longo deste ano.
Ver essa foto no Instagram
Pilares
Leo Couto ressaltou que a atual gestão à frente da CMFor tem como pilares a inclusão, inovação e sustentabilidade. Nesse sentido, destacou a criação do Espaço Evoluir, destinado a crianças com síndrome de Down e no espectro autista, ressaltando ainda a contratação da primeira pessoa com síndrome de Down para trabalhar na Câmara.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Na área de tecnologia e inovação, ele mencionou o objetivo de digitalizar 100% dos processos legislativos da casa, devendo “acabar com o papel” até o fim do ano. Sobre sustentabilidade, o presidente da Câmara informou que está em andamento um processo para implantação de energia solar e a criação de um núcleo de sustentabilidade para alcançar o “lixo zero”.
Aproximação
Ele ainda destacou a intenção de aproximar a Câmara Municipal dos bairros, com uma nova edição do projeto “Meu bairro, nossa Câmara”, ainda este semestre. Ele também reforça a intenção de levar, ainda nesta gestão, a sede da CMFor para o Centro, como parte de esforços para revitalizar o bairro e para levar a casa para mais perto da população.
Leia também | Diretores de postos de saúde em Fortaleza serão escolhidos via seleção pública, anuncia Evandro Leitão
Fonte: https://gcmais.com.br/noticias/2025/04/11/discussao-sobre-o-plano-diretor-esta-sendo-feita-de-modo-proximo-com-a-camara-diz-leo-couto/