A nova gestão da Prefeitura de Parnamirim conseguiu em apenas 100 dias recuperar serviços essenciais da área de saúde, segundo a prefeita Nilda Cruz (Solidariedade). Entre as ações mais concretas, está o funcionamento pleno do aparelho de raio-X da UPA, que estava inoperante há cerca de um ano, e a ampliação do número de exames realizados pelo laboratório da unidade, que saltou de dois para 32 tipos disponíveis.
“Recebemos a UPA desabastecida. Em menos de 100 dias, já conseguimos reabastecer com medicamentos e insumos, colocar o raio-X para funcionar e ampliar os exames que a população pode fazer lá”, afirmou a prefeita, ao participar de entrevista na Band RN. Segundo ela, quando assumiu, a unidade de pronto-atendimento contava com apenas uma ambulância. Hoje, a população conta com três veículos para transporte de pacientes, o que tem ajudado a desafogar o sistema de urgência e emergência.
Nilda também confirmou que iniciou um processo de pactuação com os municípios vizinhos, como Macaíba, Nísia Floresta e São José de Mipibu, que utilizam a estrutura de saúde de Parnamirim, especialmente a UPA e o Hospital Márcio Marinho.
A prefeita relatou já ter conversado com o prefeito de Nísia Floresta, Gustavo Santos (PL), e que a formalização da cooperação deve ocorrer em breve.
Além disso, a prefeitura tem investido na atenção primária como forma de reduzir a pressão sobre a UPA. As farmácias básicas foram reabastecidas, e diversas UBSs passaram a resolver casos que antes eram encaminhados para a urgência. Segundo Nilda, esse é o caminho para melhorar a qualidade do atendimento.
Gestão da nova prefeita zera filas de mamografia e biópsia
A saúde pública de Parnamirim começa a apresentar sinais de recuperação após os primeiros 100 dias da gestão de Nilda Cruz. Um dos principais resultados foi a eliminação das filas reprimidas de mamografias e biópsias, que se arrastavam desde a administração anterior.
“Zeramos a fila reprimida de mamografias. Isso é compromisso com todas nós, mulheres da nossa cidade”, disse a prefeita. Segundo ela, mais de 300 biópsias também estavam acumuladas, com materiais parados à espera de exames. “Hoje, esta fila está zerada”, garantiu.
Com o passivo eliminado, a prefeita informou que o sistema voltou a operar dentro do fluxo normal. O paciente passa por consulta na UBS, tem o exame solicitado e retorna à fila regular da atenção primária. Para manter o sistema em funcionamento, a gestão afirma ter ampliado o abastecimento de medicamentos e insumos nas unidades básicas e reorganizado o calendário de procedimentos.
A prefeita admitiu que encontrou a saúde do município em situação crítica, com a UPA funcionando com deficiência, laboratórios restritos e filas acumuladas. Ainda assim, destacou que o investimento na atenção primária, na reestruturação da rede e no diálogo com os municípios vizinhos têm produzido efeitos concretos.
Nilda paga piso nacional aos professores e reabre escolas
No campo da educação, a prefeita afirmou que mesmo diante da crise financeira que herdou, com uma dívida de R$ 383 milhões deixada pela administração anterior, conseguiu pagar o piso nacional do magistério para todos os professores do município, sejam efetivos ou contratados por processo seletivo.
“Nós acreditamos que valorizando os professores e melhorando as condições de trabalho, temos condições de oferecer uma educação de qualidade para as crianças, jovens e adultos da nossa cidade”, afirmou Nilda. Segundo ela, as escolas foram recebidas em condições precárias, com problemas estruturais em instalações elétricas e hidráulicas, e com ausência de manutenção.
Nos primeiros 100 dias, a Prefeitura promoveu reparos emergenciais em diversas unidades e traçou um plano de médio prazo para restaurar completamente a rede. “Nosso desejo é que em curto prazo possamos fazer todos os reparos e as manutenções que as nossas escolas precisam”, declarou a prefeita.
Além da valorização salarial, a prefeita tem discutido com sua equipe formas de melhorar o desempenho educacional. A taxa de alfabetização no estado do Rio Grande do Norte é de apenas 25%, o que torna o desafio da educação ainda mais urgente.
Mesmo diante do cenário de dificuldades, a prefeita avalia como positivos os primeiros 100 dias à frente da administração municipal e reforça que o foco a partir de agora é fazer com que todos os serviços públicos da cidade funcionem plenamente.
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/em-100-dias-nilda-ativa-raio-x-da-upa-amplia-exames-e-investe-em-educacao/