Em greve, servidores da Educação bloqueiam BR-104 durante protesto

Cortesia

Cortesia

Docentes, técnicos e estudantes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Instituto Federal de Alagoas (IFAL) realizaram um ato unificado nesta terça-feira, 21, e realizaram um protesto em um trecho da BR-104, em frente à universidade, na parte alta de Maceió.

No início desta tarde, os manifestantes atearam fogo em pneus e galhos de árvores e impediram a passagem de veículos pela região. Com uso de bandeiras, cartazes e faixas, eles gritavam palavras de ordem. Por conta do protesto, o trânsito na região ficou congestionado.

O ato público, que segue uma ação nacional que ocorre em Brasília, visa pressionar o Governo Federal a fechar acordo com as categorias da educação federal em greve em todo o país.

Cortesia

Cortesia

“A proposta do governo de recomposição salarial, com índice de 12,8%, sem nenhum valor de reajuste proposto para 2024, representa o menor já oferecido a uma carreira dentre as categorias que tiveram mesa específica aberta até o momento, o que implica não só na manutenção das desigualdades salariais e sociais dentro do Serviço Público Federal, mas no agravamento delas, sendo o oposto do declarado como compromisso pelo governo”, explica documento divulgado, no final de abril, pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil.

Uma caravana de servidores alagoanos já se encontra  em Brasília para participar nesta quarta-feira, 22, da agenda de lutas. O objetivo é manter a pressão sobre o governo durante a Mesa Nacional de Negociação dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs).

Cortesia

Cortesia

Fonte: https://www.alagoas24horas.com.br/1598198/em-greve-servidores-da-educacao-bloqueiam-br-104-durante-protesto/