Emparn lança cartilha sobre cultivo de palma forrageira durante a Festa do Boi

Dentro da programação da Festa do Boi 2019, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) lançou a cartilha “Caminhos para Expansão e Desenvolvimento da Palma Forrageira no Rio Grande do Norte”. O documento, escrito por nove pesquisadores, é uma ferramenta importante para difundir tecnologias que vão ajudar o homem do campo a conviver com o semiárido.

Orientações sobre o passo a passo para formação do palmal, controle integrado de pragas e doenças, irrigação e o potencial da cactácea como reserva forrageira estratégica são alguns dos temas abordados na publicação.

Leia também: Chuvas acima da média afetam metade da produção agrícola em Mossoró, diz estudo

Para Marcone Chagas, um dos autores da cartilha, a palma depois de tanto tempo deixou de ser uma cultura ‘marginal’ para se transformar numa das principais fontes de suporte alimentar de bovinos, caprinos, ovinos no semiárido. “Com certeza esse documento vai beneficiar os produtores rurais não apenas do RN, mas também de todo país que utilizam a palma como suporte forrageiro”, completou, o pesquisador Emprapa/Emparn e atualmente diretor técnico de pesquisa e desenvolvimento da Emparn.

A cartilha traz uma experiência prática de exploração da pecuária e convivência com o semiárido, utilizando a palma forrageira como principal suporte alimentar dos animais. Foi montada uma unidade demonstrativa no Assentamento Seridó, povoado da Caatinga Grande, município de São José do Seridó, que é uma das regiões mais adversas do semiárido potiguar.

“A unidade possui 3 hectares de palma que, utilizada para fazer forragem, mantém 80 animais, demonstrando um dos inúmeros benefícios do uso da cactácea”, disse Guilherme Ferreira da Costa Lima, pesquisador Embrapa/Emparn e coordenador do Projeto Palma, no âmbito do RN, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/SAF.

Programa de Fortalecimento da Pecuária

A cartilha é mais uma ação do Programa de Fortalecimento da Pecuária Leiteira do Rio Grande do Norte, do Governo Cidadão, que tem como um dos focos principais a distribuição de raquetes de palma forrageira tolerantes à cochonilha do carmin.

Mais de duas milhões de raquetes- sementes de palma, cultivadas nas estações experimentais de Apodi e Pedro Avelino da Emparn já foram distribuídas ao longo deste ano por meio das exposições agropecuárias e parcerias com prefeituras e associações.

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/emparn-cartilha-cultivo-palma-festa-boi/