As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecerão nos dias 3 e 10 de novembro de 2024, e são esperados cerca de 22.069 inscritos em Sergipe, segundo dados disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC). Esse dado é referente ao número de estudantes matriculados no ensino médio em escolas estaduais, federais ou egressos dos anos anteriores, conforme o senso de 2023, já que o MEC ainda não divulgou o percentual de inscritos por redes de ensino em 2024. A expectativa é de que o quantitativo de alunos inscritos somente da rede pública estadual de ensino supere os mais de 12 mil inscritos de 2023.
A coordenadora do Serviço do Ensino Médio do Departamento de Educação, Quitéria Barros, mostra a expectativa de que a quantidade de alunos da rede pública estadual de ensino inscritos no Enem 2024 seja maior do que os de 2023, já que há um esforço realizado pelo Governo de Sergipe na ampliação da participação dos jovens sergipanos, com incentivos a exemplo da premiação do Educação Nota 10, programa Estudante Monitor e do tradicional curso Pré-Universitário.
“Esse fortalecimento que a política pública instituída tem nos fornecido com certeza deverá produzir seus efeitos na ampliação desse número de alunos inscritos. Nossa perspectiva é de que, em 2024, esse número de inscritos egressos do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública estadual seja superior ao ano de 2023”, afirma.
Para obter um resultado positivo, a Secretaria de Educação e Cultura de Sergipe (Seduc), por meio do Departamento de Educação, disponibiliza para os alunos matriculados nos 3º anos do Ensino Médio uma preparação pedagógica desde o primeiro dia de aula, com um foco no desenvolvimento de habilidades em língua portuguesa e matemática, mediante oficinas e simulados, além de cadernos de estudos disponibilizados pelas áreas de conhecimento para auxiliar os professores na preparação dos alunos.
As unidades da rede pública estadual que ofertam o Ensino Médio regular e integral, ao longo do planejamento anual, realizam oficinas de redação, sábados letivos na perspectiva do Enem e uma gama de ações que estimulam não somente a inscrição, como também o bom resultado no Enem 2024.
Pré-Universitário
Sucesso de aprovação na rede pública estadual de ensino, o programa Pré-universitário (Preuni) também está a todo o vapor com a chegada de mais um Enem. No ano de 2024 a quantidade de matriculados no Preuni foi equivalente ao do ano anterior, 2023, com mais de 4.500 matriculados que, consecutivamente, estão inscritos no Enem.
A coordenadora do Preuni da Seduc, Gisele Pádua, falou sobre a preparação que acontece ao longo do ano com 34 semanas ao todo, que são divididas em 32 semanas de aula, mais duas semanas de revisão. Há também revisões e redações aos fins de semana, simulado on-line e presencial, o “Treinado com Pesos”, além de revisões pontuais que acontecem nas duas últimas semanas antes da prova, finalizando com a grande revisão final na antevéspera do primeiro dia de prova.
Segundo a coordenadora, o programa visa não apenas a preparar os alunos para o exame, mas também a fortalecer habilidades e conhecimentos em diversas áreas, como redação e atualidades, aumentando as chances de sucesso no Enem. A coordenadora Gisele Pádua afirma que o Preuni é um plus na educação estadual de Sergipe. “A iniciativa do governo em preparar os estudantes de forma qualificada para o Enem é muito importante, pois, para que o trabalho seja feito com êxito, o governo dispõe de um corpo técnico de professores bastante qualificados”, finaliza Gisele.
Fonte: https://ajn1.com.br/urbano/enem-2024-mais-de-22-mil-alunos-inscritos-sao-esperados-em-sergipe/