O Governo do Rio Grande do Norte detalhou o esquema de segurança pública que está sendo implementado na “Operação Eleições 2024”, com o objetivo de garantir a tranquilidade do pleito municipal que está acontecendo neste domingo 6. A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) anunciou que mais de 12 mil agentes de segurança estarão em atividade nos 167 municípios potiguares.
As tropas do Comando Militar do Nordeste estão atuando com cerca de 6.500 militares em 223 munícipios, em aproximadamente 3700 locais de votação. A Marinha do Brasil atua em São Gonçalo do Amarante (RN) com 213 militares em 30 locais de votação. A Força Aérea Brasileira reforça os efetivos do EB empregados no Ceará e no Rio Grande do Norte com 2 pelotões.
Viaturas Blindadas de fabricação nacional do modelo Guarani serão utilizadasna Operação de Garantia de Votação e Apuração. Além disso, mais de 700 viaturas de diversos tipos serão empregadas no transporte dos militares aos locais de patrulhamento, com a previsão de deslocamento de mais de 200.000 km pelas
estradas do Nordeste.
Serão também utilizados drones com câmeras de monitoramento dotadas de tecnologia multiespectral, capazes de identificar pessoas e placas de veículos a longa distância, numa parceria do Exército Brasileiro com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
A mobilização das tropas começou neste sábado 5, com a Polícia Militar enviando 2.500 policiais para cidades do interior, divididos entre os Comandos de Policiamento Regional (CPR) com sede em Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros, Nova Cruz e João Câmara. As regiões metropolitanas e a capital também receberão reforços ao longo do dia.
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/entenda-o-esquema-de-seguranca-no-rn/