A Mútua do Rio Grande do Norte, entidade de assistência para engenheiros, agrônomos e geocientistas, divulgou uma nota em repúdio ao edital do concurso público da Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap). O motivo do protesto é o salário de R$ 2.746,28 oferecido para as vagas de engenheiros, com carga horária semanal de 30 horas.
“Esse valor é um desrespeito ao profissional, à responsabilidade, à formação e a toda dedicação exigida dos engenheiros. O piso nacional da categoria, estabelecido por lei e aplicado à iniciativa privada, é de pelo menos 6 salários mínimos. Portanto, oferecer um salário bruto inferior a dois salários mínimos é absurdo. O Estado tem o dever moral de garantir um salário digno para seus servidores, e o engenheiro merece reconhecimento por seu trabalho”, afirma a nota.
Leia também: Resultados finais do CNPU são homologados
A entidade expressou seu “profundo” desapontamento com a remuneração proposta no edital do concurso da Sesap, publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira 7, e se colocou à disposição dos gestores para discutir a valorização profissional dos engenheiros, incluindo ajustes na remuneração.
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/entidade-2-mil-engenheiros-concurso-rn/