A escavação para investigar a existência de um cemitério de escravizados do século 18 no estacionamento da Pupileira, em Salvador, foi liberada na quarta-feira (26).
Segundo o G1, a informação foi divulgada pela pesquisadora responsável pela possível descoberta, Silvana Olivieri, que é arquiteta e urbanista, e confirmada pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia, dona pelo imóvel.
O termo de cooperação foi assinadoentre os envolvidos na pesquisa e representantes da proprietária, com intermédio do Ministério Público do estado (MP-BA).
Ainda de acordo com o G1, Silvana Olivieri explicou que o próximo passo para o início da investigação é a elaboração de um projeto de pesquisa arqueológica, que precisa ser aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Em seguida, é necessário o aval do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), já que a Pupileira é tombada pelo órgão.
A previsão da pesquisadora é de que todo esse processo dure pouco mais de um mês, com início de escavações em maio. Caso sejam encontrados os vestígios do cemitério, o local pode se tornar um museu a céu aberto.
A localização do cemitério foi descoberta durante uma pesquisa de doutorado desenvolvida na Ufba por Silvana.
Após comparações de mapas da época e fotos de satélite atuais, a pesquisadora identificou o local. Nas imagens, é possível ver os pontos comparados, exatamente na entrada da Pupileira.
O post Escavação para investigar localização de cemitério de escravizados do século 18 em Salvador é liberada apareceu primeiro em Toda Bahia.
Fonte: https://todabahia.com.br/escavacao-para-investigar-localizacao-de-cemiterio-de-escravizados-do-seculo-18-em-salvador-e-liberada/