Evandro Leitão diz que em um mês 100% dos medicamentos vão estar nos postos de Fortaleza

O prefeito Evandro Leitão anunciou que, dentro de um mês, 100% dos medicamentos ofertados no sistema público de saúde estarão disponíveis nos postos de Fortaleza. A declaração foi dada durante entrevista à jornalista Katiúzia Rios, para o programa Balanço Geral Ceará, da TV Cidade Fortaleza, nesta quinta-feira (10).

A crise na saúde pública de Fortaleza tem estado no centro das discussões sobre o início da nova gestão. Segundo Evandro, em pronunciamento feito no último mês, a falta dos medicamentos nos postos é consequência de uma falta de planejamento por parte da gestão anterior, na Prefeitura. Segundo ele, o abastecimento nos primeiros meses de 2025 ficou comprometido porque não foi planejada uma programação para a compra dos remédios no final do ano passado.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Evandro Leitão diz que em um mês 100% dos medicamentos vão estar nos postos de Fortaleza

Diretores

Ainda nesta quinta-feira, o prefeito ressaltou que Fortaleza terá uma seleção pública para definir os diretores dos postos de saúde. O edital deverá ser publicado nos próximos dias, conforme o chefe do Executivo municipal.

“Todos eles serão por seleção pública. Vamos fazer um banco de dados, para que ele possa estar alimentando as demandas existentes em todos os 134 postos de saúde que temos. Isso ocasionará uma oferta de serviço melhor, mais qualificação para as pessoas que estão dirigindo esses postos de saúde, e tendo como resultado final a população tendo uma condição melhor de ser atendida por esses equipamentos”, disse ele, na ocasião.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Investimentos

O prefeito pontua que, com a Prefeitura endividada, só poderá fazer grandes investimentos públicos a partir de 2026. A declaração foi dada na manhã desta quinta-feira (10), aos jornalistas Miguel Anderson Costa e Luciano Augusto, durante a Pan News em Revista – 1ª Edição, na Jovem Pan News Fortaleza.

“Nossa capacidade de investimentos foi muito comprometida”, disse ele, durante a entrevista, fazendo menção à redução da nota do município de Fortaleza no índice de Capacidade de Pagamento (Capag), do Tesouro Nacional, tendo baixado de B para C no exercício referente a 2024. “Tomamos decisões para recuperar, para voltar para [a nota] B e a gente voltar a contrair operações de crédito com condições favoráveis para fazer os devidos investimentos na cidade, inclusive obras estruturantes.”

Leia também | Diretores de postos de saúde em Fortaleza serão escolhidos via seleção pública, anuncia Evandro Leitão

Fonte: https://gcmais.com.br/noticias/2025/04/10/evandro-leitao-diz-que-em-um-mes-100-dos-medicamentos-vao-estar-nos-postos-de-fortaleza/