A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), e a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, firmaram parcerias, na tarde desta segunda-feira 1º, para uma série de iniciativas voltadas para o aprimoramento da gestão pública e a inclusão social.
“Este é um momento de extrema importância para nosso estado. Celebramos iniciativas que não apenas buscam a melhoria contínua dos serviços públicos, mas também fortalecem significativamente nossa capacidade de gestão. É um marco que reflete o compromisso com o pacto federativo, promovendo parcerias estratégicas entre os diversos níveis de governo e a participação ativa dos movimentos sociais. Juntos, estamos avançando na construção de um futuro mais justo e inclusivo para todos os cidadãos do nosso estado”, afirmou a governadora durante ato no Complexo Cultural Museu da Rampa.
Durante o evento, a governadora Fátima Bezerra e a ministra Dweck assinaram o Acordo de Cooperação Técnica do Programa Nacional de Gestão e Inovação. Este programa visa compartilhar soluções e melhorar a qualidade da gestão pública, com o objetivo de aumentar a capacidade de entrega de serviços públicos de qualidade à sociedade brasileira. Realizado em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o PNGI oferece 25 soluções tecnológicas, metodologias e processos que serão implementados para elevar a eficiência dos serviços públicos no estado.
Em um momento simbólico, houve a entrega da nova Carteira de Identidade Nacional a três jovens potiguares. A CIN incorpora o CPF como número único nacional, buscando avançar na segurança e eficiência da identificação dos cidadãos. Desde o início de sua emissão em dezembro de 2024, o Estado já realizou mais de 173 mil atendimentos.
Foram assinados também os contratos para a construção dos Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) da Cultura em Macaíba, Currais Novos, Mossoró, São Gonçalo do Amarante e Natal. Esses espaços públicos serão dedicados à expressão cultural, educação cidadã e diversas atividades culturais.
O evento marcou ainda a instalação do Fórum Estadual do Programa Imóvel da Gente, que busca democratizar o acesso a imóveis da União, abrangendo áreas urbanas vazias, prédios sem uso e núcleos urbanos informais. A iniciativa visa beneficiar setores como educação, saúde, e habitação, promovendo inclusão social e desenvolvimento sustentável.
Outro destaque do evento foi a assinatura do contrato de regularização fundiária de uma área em Currais Novos. O contrato busca assegurar a segurança e a dignidade das famílias locais, garantindo-lhes o direito sobre o lugar que chamam de lar.
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/fatima-esther-dweck-parceria-investimentos/