Ferry-boat será afundado no Rio Vermelho para criação de recife artificial e estímulo ao turismo náutico

O ferry-boat Juracy Magalhães, desativado há sete anos, será afundado nesta sexta-feira (21), às 12h. A embarcação será submersa a aproximadamente dois quilômetros da costa do bairro do Rio Vermelho, em Salvador, como parte de um projeto para estimular o turismo náutico e criar recifes artificiais.

A iniciativa, que conta com a parceria do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e da Marinha do Brasil, segue o mesmo modelo do afundamento do ferry Agenor Gordilho em 2019. O objetivo é impulsionar a vida marinha e gerar um novo ponto de mergulho na região.

O Juracy Magalhães será rebocado do terminal de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, com previsão de chegada ao local do naufrágio às 10h. Por volta das 11h30, as válvulas da embarcação serão abertas para permitir a entrada de água, levando à submersão controlada do ferry.

A escolha do local para o afundamento foi feita com base em estudos ambientais e logísticos, garantindo segurança e sustentabilidade na operação. Segundo a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), além de contribuir para o ecossistema marinho, a ação visa fomentar a economia local, atraindo mergulhadores e turistas interessados na exploração do novo atrativo subaquático.

O post Ferry-boat será afundado no Rio Vermelho para criação de recife artificial e estímulo ao turismo náutico apareceu primeiro em Toda Bahia.

Fonte: https://todabahia.com.br/ferry-boat-sera-afundado-no-rio-vermelho-para-criacao-de-recife-artificial-e-estimulo-ao-turismo-nautico/