Palco montado em praça pública, público presente e música instrumental de qualidade. No repertório canções que variam da música clássica ao nosso tradicional forró. A cena descrita se repetiu durante os oito dias de programação gratuita promovida pelo 5º Festival da Música Carnaubense “Tonheca Dantas”, na cidade de Carnaúba dos Dantas.
A Praça de Eventos Caetano Dantas, no centro da cidade, foi o local escolhido para receber bandas e filarmônicas do RN e da PB, além de participações especiais como o Maestro Forró, da cidade do Recife/PE. O encerramento aconteceu no domingo 14, com a apresentação da banda filarmônica do festival, composta por 70 jovens talentos de variados instrumentos musicais que receberam capacitação profissional durante a realização do evento.
Com objetivo de democratizar e valorizar a música instrumental no interior do Rio Grande do Norte, o Festival Tonheca Dantas promoveu oficinas musicais para mais de 150 crianças da região do Seridó potiguar. Os encontros aconteceram na Sede da Filarmônica Onze de dezembro e na Escola Estadual João Cândido Filho, ambas em Carnaúba dos Dantas. As oficinas eram variadas com direito a flauta transversal, clarinete, saxofone, trompa, trompete… atividades voltadas para a regência e composição de banda, também estavam incluídas nas atividades. Tudo gratuito e com a presença de grandes músicos potiguares e paraibanos.
“Foi um momento de muita grandiosidade e troca de experiências, ver bandas potiguares mostrando o seu talento. Seja desfilando pelas ruas ou no palco, eles mostraram um repertório rico que valoriza os nossos talentos. Tivemos Tonheca Dantas, Felinto Lúcio e outros grandes compositores. O próximo ano vai ser ainda maior!, destacou o maestro e idealizador do Festival, João da Banda. Para o maestro André Muniz, da Orquestra Filarmônica da UFRN, o festival fortalece os talentos no interior do estado. “Nós ficamos muito felizes de participar desse momento. Os músicos de Carnaúba dos Dantas, tem um histórico de talentos e são referência nacional”, enfatizou o maestro que participou das oficinas de capacitação.
O Festival da Música Carnaubense “Tonheca Dantas” é uma produção da JBS Produções Artísticas e Associação Musical e Cultural 11 de dezembro, da cidade de Carnaúba dos Dantas. Desde sua primeira edição, o evento busca proporcionar a troca de experiências entre artistas, proporcionando ao público música de qualidade. A presença do Maestro Forró, criador da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério (OPBH) na cidade do Recife é um bom exemplo disso. O Maestro é considerado pelos críticos, um dos maiores embaixadores da cultura brasileira pelo mundo afora, e já fez parceria com grandes nomes da música.
“Estou muito feliz em ver, aqui em Carnaúba dos Dantas, música de qualidade. A cidade é um dos poucos lugares do Brasil, com esse trabalho na música, que valoriza a formação de artistas nas mais variadas faixas etárias”, elogiou o Maestro Forró. Além de participar das oficinas, o artista se apresentou ao lado da Banda Big Band Jerimum Jazz, de Natal e da Banda do Festival Tonheca Dantas, composta por jovens talentos do interior do estado.
Terra da música
Carnaúba dos Dantas é conhecida como “Terra da Música” desde 2021. O título foi concedido pela Assembleia Legislativa em reconhecimento à vocação musical do lugar, em especial a duas pessoas que levaram o nome do RN para o mundo: Tonheca Dantas e o seu primo Felinto Lúcio Dantas.
Tonheca Dantas foi responsável pela autoria da Valsa Royal Cinema, obra imortalizada, que compôs para um cinema da cidade de Natal e foi tocada no exterior, durante a 2ª guerra mundial. O potiguar foi autodidata, autor de mais de mil peças musicais, que são até hoje executadas pelas bandas filarmônicas do Brasil afora e até mesmo no exterior.
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/festival-tonheca-dantas-bandas-filarmonicas/