Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o envio de apoio de Força Federal para garantir a segurança nos municípios de Jardim de Piranhas e São Gonçalo do Amarante durante o período eleitoral. Os pedidos foram aprovados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) nas duas últimas semanas, com o objetivo de garantir a segurança do pleito e a normalidade da votação.
Referente ao município de Jardim de Piranhas, no Seridó, o pedido foi baseado em relatórios que indicavam uma possível “participação de facções criminosas no patrocínio de grupos políticos locais, de modo a influenciar o ambiente das eleições das referidas municipalidades”. Segundo a procuradora regional eleitoral Clarisier Morais, “os motivos justificam a presença de tropas federais”.
Já o pedido para São Gonçalo do Amarante, a solicitação foi aprovada pelo TRE-RN após uma série de casos de violência política na região, incluindo um atentado a tiros contra o empresário Berg Guajá, aliado do candidato Jaime Calado (PSD). Berg afirmou que o crime teve motivação política. Ex-esposa da vítima, a vereadora Márcia Soares (PT) acusou Jaime de insinuar que ela seria a mandante do ataque, intensificando a tensão na cidade.
Diante do acirramento político e da possibilidade de perturbação do processo eleitoral, a procuradora solicitou o apoio das forças federais. Na ocasião, a presidente do TRE-RN, desembargadora Lourdes Azevêdo, reforçou a necessidade de medidas preventivas para assegurar a tranquilidade durante o pleito.
No último dia 24, o TSE aprovou o envio de apoio da Força Federal ao município de João Dias, que terá um reforço de mais de 40 policiais e oito viaturas no processo eleitoral. A decisão seguiu o entendimento do TRE-RN, que acatou o pedido do juiz da 41ª zona eleitoral após o assassinato do ex-prefeito Marcelo Oliveira, então candidato à reeleição, e de seu pai, Sandir de Oliveira, em 27 de agosto passado.
O município contará ainda com o reforço de mais de 40 policiais e oito viaturas no processo eleitoral e a Polícia Militar já intensificou o policiamento ostensivo na cidade após o crime. Na eleição anterior, João Dias enfrentou desafios de segurança, incluindo a presença da Força Federal, que enviou um tanque para a cidade.
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/forca-federal-sera-enviada-para-o-rn/