A Neoenergia Cosern informou que registrou um novo furto de cabos da rede elétrica entre as praias de Barra e de Pernambuquinho, em Grossos, no interior do Rio Grande do Norte, às 2h deste domingo 27. De acordo com a distribuidora, os criminosos furtaram 14 vãos, o equivalente a 1,5 quilômetro de cabos, deixando 68 unidades consumidoras sem energia elétrica. Entre os locais afetados estão residências, postos de saúde, escolas, serviços de internet e telefonia, pousadas e restaurantes.
“Equipes técnicas da distribuidora estão trabalhando para recompor a rede e restabelecer o fornecimento no menor tempo possível, respeitando as condições de segurança”, informou a Neoenergia Cosern. A previsão inicial é que o serviço seja restabelecido no início da noite deste domingo 27.
O furto em Grossos ocorreu 14 dias após criminosos levarem 21 vãos, cerca de 2 quilômetros de cabos, das praias de Ponta do Mel, Pedra Grande e do Rosado, entre Areia Branca e Porto do Mangue, na madrugada do domingo 13. Esse crime deixou 339 unidades consumidoras sem energia por aproximadamente 16 horas.
No dia 6 de abril, a distribuidora registrou o maior furto de cabos da rede de média tensão já ocorrido no estado: 22 vãos, pouco mais de 2 quilômetros, na Praia do Rosado, também em Areia Branca. Na ocasião, 386 unidades consumidoras ficaram sem energia por quase 19 horas.
Segundo a Neoenergia Cosern, ao longo de 2024 foram registrados 1.678 furtos de cabos da rede elétrica em todo o Rio Grande do Norte. Os crimes afetaram 529 mil consumidores, que ficaram, em média, 3 horas sem energia.
“Desde o momento inicial das faltas de energia provocadas por furtos de cabos, a Neoenergia Cosern comunicou as ocorrências às forças de segurança estaduais e procedeu com abertura de Boletim de Ocorrência junto à Polícia Civil”, informou a concessionária.
A Neoenergia Cosern orienta que a população mantenha distância da rede elétrica e destaca que denúncias de atitudes suspeitas podem ser feitas de forma anônima e segura através do Dique-Denúncia, pelo número 190.
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/furto-de-cabos-consumidoras-sem-energia/