A música gospel é, oficialmente, o estilo musical mais ouvido pelos soteropolitanos. É o que revela a pesquisa Cultura nas Capitais, realizada pela consultoria JLeiva Cultura & Esporte, que entrevistou 19,5 mil pessoas em todo o país entre fevereiro e maio de 2024. Em Salvador, 28% dos entrevistados apontaram o gospel como um dos três estilos musicais mais ouvidos — índice que supera gêneros como MPB (24%), sertanejo e pagode (ambos com 19%).
O levantamento confirma a ascensão do gênero impulsionada, entre outros fatores, pela crescente presença da população evangélica no país e pela penetração da música gospel em camadas mais amplas da sociedade. Na média nacional, o gospel aparece na terceira posição, com 24% das menções.
“O gospel aparece forte não só em Salvador, mas em várias cidades. É algo que observamos desde as pesquisas anteriores, em 2014 e 2017. A capital baiana tem acompanhado essa tendência nacional”, afirma João Leiva, diretor da JLeiva e coordenador da pesquisa, em entrevista ao Correio.
Um dos exemplos mais recentes da força do gênero é a canção Bênçãos Que Não Têm Fim, da cantora Isadora Pompeo, que figurou entre as 15 músicas mais ouvidas do país em 2024 no Spotify e acumula mais de 209 milhões de visualizações no YouTube. A faixa viralizou também nas redes sociais, especialmente no TikTok e Instagram, como trilha sonora de mais de 3 milhões de vídeos.
Público fiel e perfil feminino
Segundo João Leiva, uma das principais forças do gospel está em sua base de ouvintes fiéis: “O gospel tem um público cativo, principalmente entre os evangélicos. Isso garante uma presença constante nas listas de preferência”.
A pesquisa também revelou um recorte de gênero: entre os homens de Salvador, 22% apontaram o gospel entre os estilos favoritos. Já entre as mulheres, o número sobe para 34%, acima inclusive da média nacional. Em termos de idade, o estilo é mais popular entre os adultos.
Pluralidade musical baiana
Apesar do domínio do gospel, Salvador segue demonstrando diversidade musical. Ritmos como samba (15%) e axé music (14%) mantêm forte presença.
O estudo ainda destaca a força regional de gêneros como o arrocha, que atinge 10% de preferência na capital baiana — percentual que não aparece entre os mais citados no cenário nacional — e o reggae, que tem 9% de ouvintes em Salvador, quase o dobro da média brasileira, que é de 5%.
Música romântica, música erudita e outros estilos de nicho também registraram percentuais acima da média nacional na capital baiana, reforçando o caráter multifacetado da cena musical soteropolitana.
O post Gospel é o estilo musical preferido dos moradores de Salvador, aponta pesquisa apareceu primeiro em Toda Bahia.
Fonte: https://todabahia.com.br/gospel-e-o-estilo-musical-preferido-dos-moradores-de-salvador-aponta-pesquisa/