Na manhã desta sexta-feira 31, pelo menos 19 baleias encalharam na praia de Pititinga, localizada no município de Rio do Fogo, no Litoral Norte potiguar. A informação foi confirmada por Flávio Lima, coordenador do projeto Cetáceos da Costa Branca.
O projeto foi acionado por moradores e pescadores da região por volta das 6h30. Uma equipe composta por cinco biólogos e médicos-veterinários foi enviada ao local para realizar uma avaliação inicial da situação.
As baleias encalharam em uma área rasa da praia, e até o momento da última atualização desta reportagem, a espécie não havia sido identificada. Flávio Lima afirmou que o objetivo é tentar devolver os animais ao mar, e em caso de retorno à praia, será necessária assistência médico-veterinária para estabilizá-los e reintegrá-los à natureza. Ele também mencionou que a comunidade local de Pititinga deverá colaborar no processo de devolução das baleias ao mar.
Além disso, o projeto Cetáceos da Costa Branca está em contato com a equipe de fauna do Ibama. Flávio explicou que o encalhe de grupos de baleias pode ser causado por desorientação de líderes, muitas vezes devido a doenças.
*Com informações do G1 RN
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/grupo-de-baleias-encalha-em-praia-do-rio-do-fogo-no-litoral-norte-potiguar/