Grupo é investigado por fraude no Ipern para conseguir receber pensão por morte

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio do Departamento de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Deccor-LD), deflagrou na última quinta-feira, 4, a “Operação Fraus”, que desarticulou um esquema de falsificação de documentos para o recebimento indevido de pensões por morte pelo Instituto de Previdência do Estado do RN (Ipern).

Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos, sendo dois no Estado do Ceará, dois no Estado de Minas Gerais e um no Estado de São Paulo.

As investigações apontaram que dois irmãos criaram uma certidão de nascimento falsa de uma suposta filha de um ex-auditor fiscal. Dessa forma, os investigados obtiveram ilicitamente a pensão por morte em favor da suspeita em prejuízo do Ipern. O valor líquido recebido indevidamente chega a quase R$ 500 mil.

Em relação à suspeita, verificou-se a existência de várias identidades. A perícia do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) concluiu que ela utilizava ao menos quatro identidades falsas.

Além disso, a pedido da Polícia Civil, a Justiça decretou o sequestro dos bens imóveis dos investigados, no montante aproximado de R$ 300 mil.

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/grupo-e-investigado-por-fraude-no-ipern-por-pensao-por-morte/