A Ialorixá Mãe Iara D’Oxum denuncia ter sido vítima de intolerância religiosa em um salão de beleza dentro de um shopping no bairro de São Cristovão, em Salvador. O caso aconteceu na sexta-feira (24). A líder religiosa divulgou um vídeo em que conta que uma funcionária do estabelecimento se recusou a atendê-la porque ela estava usando vestes características de religiões de matriz africanas.
No vídeo, compartilhado nas redes sociais, Mãe Iara traz detalhes do episódio. “Todo mundo me olhando como se eu tivesse roubado, matado. Foi horrível. Uma sensação de impotência”, relatou.
Em outro momento do vídeo, a líder religiosa contou que tinha ido ao salão fazer a unha, mas que a manicure teria dito “eu não faço a unha disso aí”, e em seguida teria chamado ela de macumbeira. “Ela vira e pega a unha de uma branca na minha cara”, acrescentou. A Ialorixá conta ainda que a segurança do shopping e Polícia Militar foram acionados.
A Polícia Civil informou que a ocorrência foi registrada como racismo na 12ª Delegacia Territorial (DT/Itapuã), e que a suspeita esteve na unidade policial neste sábado (25), acompanhada de um advogado, onde prestou depoimento e negou o ocorrido.
De acordo com a PC, a suspeita afirmou que está sendo perseguida e ofendida por outras pessoas, por conta da acusação. A nota da Polícia Civil diz ainda que as partes serão ouvidas novamente na delegacia e testemunhas devem ser intimadas.
O post Ialorixá denuncia episódio de intolerância religiosa em shopping em Salvador apareceu primeiro em Toda Bahia.
Fonte: https://todabahia.com.br/ialorixa-denuncia-episodio-de-intolerancia-religiosa-em-shopping-em-salvador/