Homenageado com o título de cidadão honorário dos municípios de Canguaretama e Goianinha nesta quarta-feira 3, o ex-presidente da Petrobras e ex-senador Jean Paul Prates (PT) já recebeu outras 19 honrarias semelhantes em todo o Rio Grande do Norte até ontem. O fato fortalece ainda mais as especulações de que ele esteja se movimentando de forma estratégica para disputar o governo do Estado nas eleições gerais de 2026, apesar dele negar publicamente que haja essa intenção: “foco é cumprir a quarentena”.
A quarentena é obrigatória até o mês de novembro e neste período, Jean Paul não poderá assumir nenhum cargo político ou administrativo. E, enquanto isso, tem rodado o interior no Rio Grande do Norte em atividades públicas, como a de quarta, e colhendo frutos de seu legado como senador. O último foi no Alto Oeste potiguar, quando ele participou da inauguração da Areninha de Umarizal.
Sobre os títulos de cidadão recebidos em Canguaretama e em Goianinha, Jean Paul afirmou: “Que honra e grande orgulho para mim ser reconhecido com os títulos de cidadão honorário dos municípios do Agreste Potiguar. São cidades que tenho profunda paixão e que colhem até hoje os frutos do legado do nosso mandato no Senado”.
Segundo ele, durante seu mandato de senador, concluído em 2022, foram destinados cerca de R$ 2,5 milhões em emendas parlamentares para Canguaretama, para serem investidos em ações e melhorias nas áreas da saúde, segurança hídrica e assistência estudantil. Já para Goianinha, seu mandato destinou mais de R$ 1 milhão em emendas, para serem investidos essencialmente na saúde do município. “Esses são alguns dos legados que deixamos em todos os 167 municípios do nosso Rio Grande do Norte”, destacou.
O projeto “Areninhas Potiguares” é uma iniciativa de sua proposição enquanto senador, voltada para a criação de espaços públicos de lazer e esporte em comunidades carentes do estado. Essa ação reforça sua imagem de atuação efetiva em prol do Rio Grande do Norte e mantém seu nome em evidência no cenário político.
“Esse projeto, iniciado durante meu mandato no Senado Federal, não é apenas de estrutura física dos equipamentos, é principalmente o trabalho de convivência das pessoas nas cidades, de melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento dos municípios”, ressaltou ele, durante o evento de lançamento do projeto, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), na última terça-feira 2.
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/jean-paul-rn-fortalece-especulacoes-2026/