Facilitar o acesso da população aos serviços do Poder Judiciário potiguar e diversas instituições parceiras. É com esse objetivo que atua o Programa Justiça na Praça, desenvolvido pelo Núcleo de Ações Socioambientais (NAPS) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). A próxima edição beneficiará a comunidade de Mossoró, no dia 31 de outubro, próxima quinta-feira. A iniciativa conta a participação de mais de três dezenas de entidades parceiras.
Tendo como coordenador-geral da ação, o desembargador Saraiva Sobrinho, e a coordenadora executiva, a juíza Fátima Soares, do NAPS, o evento promoverá atendimentos ao público na Estação das Artes Elizeu Ventania, localizada na Avenida Rio Branco, região central de Mossoró, no horário das 8h às 16h. Os juízes auxiliares João Afonso Pordeus, da Presidência, e Paulo Maia, da Corregedoria-Geral de Justiça, auxiliarão na atuação em atos processuais referentes ao evento.
Leia também: Em comemoração aos 113 anos do Alecrim, Sistema Fecomércio RN oferece ações gratuitas no bairro
Casamento comunitário, audiências e lazer para crianças
Por onde passa o Justiça na Praça, há sempre um momento característico, de cidadania e sensibilidade, durante as edições nas diferentes cidades do Rio Grande do Norte: a realização da cerimônia de casamento comunitário. Nesta edição em Mossoró, é prevista a oficialização civil de 60 casamentos de moradores da cidade, sob a condução da juíza Ana Clarisse Arruda Pereira. Através do ato comunitário, o TJRN busca promover o fortalecimento de laços afetivos, regularizando e reconhecendo a instituição familiar como base da sociedade.
Além da celebração civil, a comunidade mossoroense terá acesso a diversos serviços gratuitos, como a realização de audiências públicas. No dia 31 de outubro, a expectativa é a realização de 56 audiências, sendo 35 cíveis e de família e 21 periciais (DPVAT). Já em 1° de novembro, dia posterior à edição do Justiça na Praça, haverá ainda a realização de 40 audiências.
O evento promoverá exposição e palestras sobre prevenção ao uso de substâncias psicoativas, distribuição de mudas, orientações de combate à violência doméstica, e a emissão de CPF e carteiras de trabalhos. Além disso, estará disponível à população serviços como procedimento odontológico preventivo com aplicação de flúor, orientações nutricionais sobre doenças crônicas, emagrecimento e hipertrofia, atendimento clínico de fonoaudiologia e orientação sobre voz, bem como orientações posturais, terapia manual e alongamento.
O público infantil também será beneficiado com o Justiça na Praça, através de momentos de recreação, com jogos, pintura, e distribuição de pipoca e algodão-doce. Haverá, ainda, exposição e dinâmicas sobre educação para o trânsito, cortes de cabelos, além de exposição de carros antigo
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/justica-na-praca-servicos-mossoroense/