Segundo o mais recente Boletim de Balneabilidade das praias do programa Água Azul, cinco trechos de praias do litoral do Rio Grande do Norte estão impróprios para banho.
São eles:
O trecho da praia de Ponta Negra situado próximo ao Morro do Careca está imprópria para banho. Foto: José Aldenir/AGORA RN
- Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta;
- Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim;
- Ponta Negra (Morro do Careca), em Natal;
- Areia Preta (Praça da Jangada), em Natal;
- Redinha (Rio Potengi), em Natal.
O levantamento, realizado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), analisou 51 amostras de água em 33 pontos distribuídos em diversos municípios costeiros.
As análises, que levam em consideração a presença de coliformes termotolerantes nas águas, são fundamentadas nas normas estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
A classificação de balneabilidade é válida por uma semana, visando informar aos banhistas sobre as condições das praias monitoradas. Essa avaliação periódica visa garantir a segurança e a saúde dos frequentadores das praias, alertando para possíveis riscos à saúde decorrentes da contaminação da água.
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/litoral-do-rn-tem-5-trechos-improprios-banho/