O marqueteiro Alan Oliveira foi um dos palestrantes do Compol Brasil, considerado o maior evento de comunicação e marketing político eleitoral do País. A apresentação de Alan foi nesta quarta-feira 26, em Florianópolis (SC). Com tema “Comunicação mais humana em 360º e a nova onda com estratégia”, o profissional natalense, com mais de 30 campanhas vitoriosas, destacou a importância de um bom planejamento na campanha e a antecipação aos fatos.
Um dos casos mais emblemáticos de planejamento foi idealizado pelo surfista Ítalo Ferreira, que em outubro de 2023 participou de foto premiada sobre eclipse solar com o fotógrafo Marcelo Maragni, correspondente da National Geographic, em uma megaprodução na cidade de Monte das Gameleiras, no Rio Grande do Norte.
Alan Oliveira falou sobre pré-campanhas que têm assessorado no RN e mostrou vídeos produzidos pela Persona Marketing, agência de comunicação política com sede em Natal da qual está à frente. “Utilizamos as táticas de storytelling e essas histórias fazem toda diferença na reputação, na construção de uma campanha vitoriosa. A comunicação é feita para pessoas e sem humanização não existe pré-campanha e, consequentemente, a campanha. A fase da pré-campanha é fatal para vencer a eleição”, contou Alan durante sua fala no congresso em Floripa.
Como potiguar, Alan lembrou o exemplo de comunicação do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, de como venceu a campanha em 2020 e como utiliza a comunicação de forma precisa, humana. Trouxe exemplos dos prefeitos João Campos (Recife-PE), Topázio Neto (Florianópolis-SC) e Rodrigo Manga (Socoroba-SP) e seus roteiros. Também comentou sobre a polarização política e como são feitas as escolhas dos adversários apontados em pesquisas qualitativas. Um dos exemplos foi a disputa do alvo entre Guilherme Boulos e Pablo Marçal, pré-candidatos a prefeito em São Paulo.
Dedicou sua palestra a equipe da Persona Marketing que tem gerenciado as pré-campanhas de forma diferenciada, falou sobre a indústria das pesquisas que tem norteado muitas cidades e citou a frase do professor e marqueteiro potiguar Gaudêncio Torquato, de Luís Gomes-RN, residente em São Paulo, que destaca a importância do diagnóstico: “Comunicação e marketing sem pesquisa é chute. Nenhum administrador, por mais competente e intuitivo que seja, terá sucesso em um programa de governo sem auscultar a comunidade”, finalizou com frase de Torquato.
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/marqueteiro-rn-palestra-evento-comunicacao/