Médicos da UTI do Hospital Walfredo Gurgel, que enfrentam seis meses de atrasos salariais, realizaram uma assembleia nesta terça-feira 18 com o Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed/RN) e decidiram estabelecer um prazo até o dia 25 de março para o pagamento dos salários atrasados. Caso o pagamento não seja efetuado até essa data, os atendimentos poderão ser paralisados no setor.
Os profissionais, contratados por meio da empresa de Serviço de Assistência Médica e Ambulatorial (SAMA), denunciam que o estado não realiza os repasses financeiros desde outubro de 2024. Durante a reunião, o presidente do Sinmed/RN, Geraldo Ferreira, destacou que existe um acordo pré-processual, firmado em audiência de conciliação realizada pela Justiça Federal, com a participação do sindicato, do Conselho Regional de Medicina (Cremern), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) e da SAMA, no qual foi estipulado que os atrasos salariais não poderiam ultrapassar três meses.
Leia também: Atendimento ortopédico no Walfredo Gurgel cai 11,2% nos primeiros meses do ano
Em razão do descumprimento do acordo, os médicos definiram que, caso os salários de outubro e novembro de 2024 não sejam pagos até o dia 25 de março, uma nova assembleia será convocada para decidir sobre a possibilidade de uma paralisação, que poderá ter início no dia 26/3.
Além das UTIs do Hospital Walfredo Gurgel, outras unidades de saúde do estado, como os hospitais da Polícia, Santa Catarina, Giselda Trigueiro e Deoclécio Marques, também estão em risco de ter os atendimentos suspensos. Ao todo, nove UTIs podem ser afetadas caso o governo estadual não regularize os repasses até o prazo estipulado.
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/medicos-podem-paralisar-uti-walfredo-gurgel/