Mercado de inovação e startups para 60+ cresceu no RN de 2020 a 2023, aponta Sebrae

O conceito de aposentadoria tem se transformado radicalmente nas últimas décadas. Enquanto no passado, a aposentadoria era vista exclusivamente como a fase da vida dedicada ao descanso e ao lazer, após uma longa trajetória profissional, hoje, um número crescente de pessoas com mais de 60 anos está se redescobrindo no mundo dos negócios e investindo no empreendedorismo.

Dados do Mapeamento do Ecossistema de Empreendedorismo Inovador e Startups do RN 2023- que apurou o quesito nesta faixa etária- registrou o surgimento de empreendedor(as) acima dos 60 anos. O dado do mapeamento anterior, realizado em 2020 não registrava nenhum e em 2023, do universo de 100% das startups, 3,3% são de empreendedores nesta faixa etária. Este fenômeno, conhecido como “mercado prateado”, destaca a vitalidade e a capacidade de inovação dessa faixa etária, que encontra novas formas de se realizar e contribuir para a sociedade.

Leia também: Sebrae do RN abre processo seletivo para Agentes Locais de Inovação, com 9 vagas

Calcula-se que hoje, no Brasil, conforme dados do Sebrae Nacional em torno de 650 mil idosos estejam atuando como empreendedores – 10,8% dos que ainda não fizeram admitem ter vontade. Cerca de 3,1% das pessoas que empreendem no país têm mais de 60 anos, percentual muito semelhante ao apurado no Mapeamento do Ecossistema de Empreendedorismo Inovador e Startups do RN 2023.

“As experiências dos sexagenários estão sendo diferenciais competitivos em alguns modelos de negócios, onde com uma “pitada” de tecnologia disponibilizada por parceiros mais jovens, conseguem entregar valor para a sociedade e se posicionar neste mercado sem fronteiras”, David Góis, gerente da Unidade de Inovação e Negócios do Sebrae-RN.

Portal MEI

Com acesso gratuito, o Sebrae-RN lançou nesta primeira quinzena de junho uma nova plataforma: o Portal MEI Digital. A nova plataforma reúne num só lugar informações e recursos para quem quer iniciar na área do empreendedorismo e pra quem já atua, além de proporcionar acesso facilitado aos canais de atendimento do Sebrae.

Passo a passo para a formalização como MEI, ferramentas de gestão, orientações sobre documentação necessária e procedimentos legais, consultorias e cursos online, acesso a consultorias especializadas para tirar dúvidas e obter orientações personalizadas são algumas das facilidades que o interessado irá encontrar no portal.

O acesso ao portal é feito pelo seguinte endereço eletrônico: material.rn.sebrae.com.br/mei-digital

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/mercado-de-inovacao-60-rn-2020-2023-sebrae/