Inclusão: Mossoró lança projeto para ampliar auxiliares em salas de aula

A Prefeitura de Mossoró enviou à Câmara Municipal um projeto para implantação do Programa de Inclusão Educacional para Pessoas com Deficiência e Autismo. O programa prevê investimento mensal de R$ 1,28 milhão (R$ 15,3 milhões/ano) para contratação de profissionais que atuarão como auxiliares em salas de aula regulares. A expectativa é que a proposta, caso seja aprovada na Câmara, seja sancionada no dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

“Vamos colocar pessoas dentro da sala de aula que preparem a condição, a formação, para atuarem junto aos professores no auxílio a crianças com deficiência”, afirma o prefeito Allyson Bezerra (União).
O programa surgiu após mapeamento feito através do sistema de matrículas que identificou crescimento na demanda. “Quando assumimos, havia 120 estagiários atendendo essas crianças. Hoje temos mais de 500 contratados, mas ainda é insuficiente. Precisamos de solução definitiva”, explicou Allyson.

Segundo ele, a seleção ocorrerá via edital com vagas específicas para zona rural. “A seleção será feita por edital com critérios claros. Já determinamos que 30% das vagas serão destinadas à zona rural, porque sabemos da dificuldade de levar profissionais para essas regiões. O edital tem que prever vagas para comunidades distantes, porque lá tem gente que quer participar”.

A proposta estabelece formação obrigatória antes da atuação em sala. “Nenhum profissional vai para a aula sem passar pela formação. À medida que selecionamos, começamos imediatamente os treinamentos, inclusive fins de semana, porque o tempo urge”, afirmou o prefeito.

Allyson disse ainda que a prefeitura está mapeando 47 escolas que receberão os primeiros auxiliares. E que a prioridade será para unidades com maior número de alunos especiais matriculados. Também foi firmada parceria com três universidades para cursos intensivos de 120 horas. Quem não completar a formação não será contratado.

Como medidas complementares, o prefeito citou que a gestão municipal já implementou intérpretes de Libras em todas as escolas e está concluindo a climatização das salas. “Quero que as crianças estejam na sala de aula e aprendendo. Isso é questão de sensibilidade, de vida”, finalizou.

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/mossoro-amplia-auxiliares-em-salas-de-aula/