MPSE é destaque nacional em diagnóstico sobre destreza digital promovido pelo CNMP

 

O Ministério Público de Sergipe (MPSE) foi destaque na categoria Operações, na segunda edição do Diagnóstico de Destreza Digital, promovido pela Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A iniciativa avalia a maturidade e a mentalidade digital dos ramos e unidades do Ministério Público em todo o país, reconhecendo os esforços voltados à transformação digital.

O diagnóstico é estruturado em oito dimensões: estratégia digital da organização; serviços ao cidadão; pessoas; gestão e governança; liderança; operações; cultura; e tecnologia. Em 2024, todos os Ministérios Públicos apresentaram avanços em suas avaliações, refletindo o fortalecimento das ações voltadas à digitalização no sistema de Justiça.

No caso do MPSE, o destaque na dimensão Operações está relacionado a uma série de políticas e estruturas organizacionais que disciplinam iniciativas voltadas à Inovação, Governança Institucional e Governança de Tecnologia da Informação. Foram observadas, no âmbito do MPSE, as iniciativas em Inovação: Resolução nº 009/2024-CPJ, que estabelece diretrizes para as ações inovadoras no âmbito do MPSE; em Governança Institucional: estruturada a partir do Comitê Gestor de Planejamento Estratégico (CGPE) e dos Fóruns Permanentes de Resultado para a Sociedade e para a Instituição, instituídos pela Resolução nº 006/2015; em Governança de Tecnologia da Informação: regulada pelas Portarias nº 2492/2018, 2523/2018 e 2524/2018, que organizam e orientam a atuação do MPSE no campo da TI.

“Recebemos o prêmio em razão do desenvolvimento de atividades relacionadas à governança de TI e governança institucional, além da criação da Coordenadoria de Inovação. Essas iniciativas tendem a ampliar, cada vez mais, a estrutura digital do MPSE, criando as condições para implementar novas soluções”, afirmou o Coordenador de Inovação do MPSE, o Promotor de Justiça Anderson Viana.

A importância do diagnóstico vai além do reconhecimento, porque também serve como instrumento de análise e planejamento. Segundo o Assessor da Coordenadoria de Inovação, Lissandro Patricius, “a destreza digital é uma avaliação que favorece a análise dos dados, para que possamos trabalhar em políticas públicas e institucionais que venham a incrementar essa avaliação, para alcançar, no futuro, uma estratégia digital para o MPSE”.

Para o Procurador-Geral de Justiça, Nilzir Vieira, o destaque recebido pelo MPSE confirma o êxito das estratégias adotadas. “Com esse reconhecimento do CNMP, ressalta-se a excelência de nossas equipes e o investimento que o MPSE vem fazendo em inovação. Nós pretendemos investir ainda mais, sob a liderança da Coordenadoria de Inovação, para que tudo isso repercuta na qualidade dos serviços prestados nas Procuradorias e Promotorias de Justiça. Tudo isso em benefício da sociedade sergipana”, comemorou o PGJ.

Fonte: MPSE

Fonte: https://ajn1.com.br/urbano/mpse-e-destaque-nacional-em-diagnostico-sobre-destreza-digital-promovido-pelo-cnmp/