Nelter Queiroz diz que Fátima irá desempregar 7,6 mil servidores administrativos no RN

O deputado estadual Nelter Queiroz criticou duramente a gestão da governadora Fátima Bezerra (PT) nesta terça-feira 5, acusando-a de planejar a extinção de 7,6 mil cargos administrativos de nível fundamental no Rio Grande do Norte. Segundo ele, a medida impactaria diretamente merendeiras, vigias, motoristas e funcionários administrativos nas secretarias estaduais. O parlamentar disse que a proposta foi enviada à Assembleia Legislativa sem consenso com o Sindicato dos Servidores.

“Eu quero trazer um alerta aos colegas parlamentares e à toda a população RN sobre uma ação irresponsável e um verdadeiro ataque da governadora Fátima, que mandou para esta casa um projeto de lei em que quer acabar com sete mil cargos administrativos de nível fundamental no Estado. Isso é lamentável. Está no projeto de lei que trata dos servidores da administração direta enviado para esta casa, em que não há acordo com o sindicato, ainda prepara esse ataque aos servidores e servidoras públicas”, afirmou.

O deputado ressaltou que a iniciativa foi confirmada em um documento do secretário de Administração, Pedro Lopes, ao Ministério Público do RN no qual é descrito que a medida visa uma economia mensal de R$ 7 milhões. No entanto, ele questionou a economia proposta.

“Economizar como? Porque todos que saem da ativa seguem recebendo pelo IPERN (Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais), como aposentados. Então, vão ter emitido os sete mil cargos administrativos de nível fundamental. Isso precisa ser apurado rigorosamente por esta casa. Como o estado pretende economizar o dinheiro retirando sete mil empregos de mães e pais de família?”, questionou Nelter.

O parlamentar se comprometeu a trabalhar para que o artigo que prevê a extinção dos cargos seja removido da proposta. “Esses profissionais são a base de nossa estrutura pública. Não podemos permitir que se aprove uma medida que ataca diretamente os trabalhadores mais humildes do estado,” disse.

“Não podemos aprovar medidas absurdas e irresponsáveis como essa. Vocês sabem quem são esses servidores de nível fundamental? São merendeiras de escola, vigias, motoristas e o pessoal que trabalha no administrativo das secretarias. Mulheres e homens que recebem próximo ao salário-mínimo. Esse é um ataque aos servidores mais humildes do estado orquestrado pelo PEL. Não vou aceitar tal medida e irei trabalhar junto aos colegas para retirar o artigo que trata sobre a extinção de cargos”, prometeu Nelter.

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/nelter-queiroz-diz-fatima-ira-desempregar/