“O ideal é que houvesse um sistema de segurança pública”, diz Roberto Cláudio sobre combate às facções

O ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) defendeu uma colaboração entre as diferentes esferas de governo no campo da segurança pública, com um “sistema” unificado entre as gestões municipal, estadual e federal. Ainda segundo RC, a iniciativa em torno disso deveria partir do governo estadual, principal responsável pela área.

Em entrevista para a Rádio Jovem Pan News Fortaleza, na manhã desta quarta-feira (26), o pedetista destacou que a Prefeitura de Fortaleza, tocada por José Sarto (PDT), tem dado um “passo a mais” nas políticas de segurança, frente à situação delicada da capital cearense nesse quesito.

Roberto Cláudio destaca medidas para a área da segurança pública

“No limite, a Prefeitura está atuando”, pontua, atribuindo ao Governo do Estado “omissão” e “ineficiência” nesse campo. Roberto Cláudio pontuou que o prefeito vem, ao longo das últimas semanas, anunciando medidas para fortalecer a área da segurança, como o anúncio de reforço da Guarda Municipal feito nesta terça-feira (25).

Leia também | Polícia Civil deflagra operação contra investigados por crimes no Ceará e em outros estados

Segundo o ex-prefeito de Fortaleza, no entanto, deveria haver um esforço conjunto. “O papel do governador é liderar esse esforço, saindo de casa. Alguém viu o governador visitar Viçosa [do Ceará] depois do incidente?”, questionou ele, em alusão à chacina registrada na última semana, no município cearense, em que sete pessoas foram mortas a tiros em uma praça pública. “Alguém viu o governador em algum local das chacinas e os locais de crimes mais importantes do estado do Ceará?”

Eleição

Na mesma ocasião, RC comentou que o prefeito José Sarto (PDT) é o candidato mais forte para a eleição municipal de Fortaleza este ano. Ele ainda destacou as realizações da gestão atual. “O Sarto já cumpriu 80% das promessas de campanha. Se os políticos têm, infelizmente, no Brasil, famas ruins – e uma delas é de ter muita conversa de prometer muito e fazer pouco –, não é o caso aqui da Prefeitura de Fortaleza e do prefeito Sarto”, comentou ele.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

RC ressaltou que isso pode não ser tão difundido porque o prefeito “tem um estilo muito sóbrio, muito sereno, de não gostar muito de aparecer, de se auto-alugiar, que é uma virtude humana, que demonstra a seriedade dele e humildade”. Segundo ele, os resultados desses esforços são percebidos nas ruas da cidade, com ampliação de serviços de drenagem, pavimentação, construção de escolas e creches e estruturação de postos de saúde. “Fortaleza tem hoje o maior PIB [Produto Interno Bruto] do Nordeste”, lembra ainda.

Roberto Cláudio comenta ainda que a atual gestão dá continuidade a uma série de projetos iniciados na gestão dele próprio. “A gente começou um processo de mudança, de transformação da cidade. E outra coisa importante, sabe? O Sarto tá dando muito mais, aprofundando isso com muito mais velocidade e com mais entregas, inclusive. Essa coisa de obra, continuidade, né?”, diz, comentando ainda que “não tem uma grande obra que eu iniciei que o Sarto não tenha continuado”.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sarto deverá ser o candidato do PDT na disputa eleitoral este ano, buscando reeleição. O pedetista foi lançado ao cargo em 2020, apoiado por Roberto Cláudio e pelo restante do grupo político. Ele deve enfrentar o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) Evandro Leitão (PT), o ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil), o deputado federal André Fernandes (PL), o senador Eduardo Girão (Novo) e o produtor cultural Tércio Nunes (Psol).

Fonte: https://gcmais.com.br/noticias/2024/06/26/o-ideal-e-que-houvesse-um-sistema-de-seguranca-publica-diz-roberto-claudio-sobre-combate-as-faccoes/