O governo da Bahia pretende destinar parte dos recursos do novo empréstimo de até R$ 600 milhões, solicitado à Assembleia Legislativa (Alba), para a continuidade das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Salvador. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (14) pelo secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório.
“Esse recurso específico é para a melhoria da mobilidade urbana, muito dele deve ir para o VLT”, afirmou o titular da Sefaz, em entrevista ao Portal A TARDE.
O pedido de crédito, encaminhado pelo governador Jerônimo Rodrigues à Alba, prevê operação de financiamento externo junto à Caixa Econômica Federal, no âmbito do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). De acordo com o Projeto de Lei nº 25.741/2025, os recursos serão utilizados em projetos de infraestrutura e mobilidade urbana, considerados estratégicos para o desenvolvimento econômico e social do estado.
Este é o primeiro pedido de empréstimo do governo baiano em 2025. No entanto, desde o início da gestão de Jerônimo Rodrigues, em janeiro de 2023, já foram enviadas 15 solicitações semelhantes à Assembleia Legislativa — um ritmo que tem chamado atenção tanto da base governista quanto da oposição.
O VLT de Salvador, uma das principais promessas de mobilidade urbana da atual gestão, tem enfrentado atrasos e mudanças no cronograma desde que foi anunciado. A expectativa do Executivo estadual é que, com a injeção de novos recursos, as obras possam ganhar ritmo e avançar nos próximos meses.
O post Obras do VLT devem ser contempladas com parte do novo empréstimo de R$ 600 milhões solicitado pelo governo baiano apareceu primeiro em Toda Bahia.
Fonte: https://todabahia.com.br/obras-do-vlt-devem-ser-contempladas-com-parte-do-novo-emprestimo-de-r-600-milhoes-solicitado-pelo-governo-baiano/