Operação policial mira criminosos que aplicam golpes no WhatsApp fingindo ser advogados

A Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO) realiza, nesta quarta-feira (10), uma operação mirando criminosos que se passam por advogados para aplicar golpes pelo aplicativo de celular WhatsApp. A operação cumpre 10 mandados de prisão temporária, 10 mandados de busca e apreensão e 3 de prisão preventiva na capital cearense e no município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

A operação Honorários do Crime é tocada pelo Grupo Especial de Investigações Criminais (Geic) de Rio Verde – 8ª DRP. Conforme as investigações, a associação criminosa estaria criando perfis falsos no WhatsApp, com os integrantes se passando por advogados para enganar e tirar dinheiro de vítimas. Mais informações sobre o caso deverão ser divulgadas ao longo desta quarta-feira.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Confira dicas para não cair em golpes financeiros no WhatsApp:

  • Verifique a identidade do remetente: certifique-se de que a mensagem vem de uma pessoa conhecida ou de uma fonte confiável. Golpistas frequentemente usam números desconhecidos.
  • Desconfie de ofertas fantasiosas: se uma oferta parece muito boa para ser verdade, pode ser um golpe. Ofertas de dinheiro fácil ou prêmios sem justificativa são comuns nesse tipo de ação criminosa.
  • Não clique em links suspeitos: links enviados por golpistas podem direcionar a sites maliciosos ou instalar malware no seu dispositivo. Evite clicar em links de fontes desconhecidas.
  • Não forneça informações pessoais ou financeiras: nunca compartilhe dados como CPF, senha bancária ou informações de cartão de crédito por mensagens de texto ou aplicativos de mensagens.
  • Desconfie de pedidos de dinheiro ou depósitos: se alguém pedir dinheiro ou depósitos por meio do WhatsApp, mesmo que seja uma pessoa conhecida, verifique pessoalmente se a solicitação é legítima.
  • Relate golpes às autoridades: se você suspeitar que foi alvo de um golpe, informe às autoridades competentes, para que possam tomar as medidas cabíveis.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Estudantes são assaltados enquanto esperavam em parada de ônibus, em Fortaleza

Fonte: https://gcmais.com.br/noticias/2025/04/10/operacao-policial-mira-criminosos-que-aplicam-golpes-no-whatsapp-fingindo-ser-advogados/