Ossada de baleia-cachalote é encontrada na praia de Sibaúma

Uma ossada de baleia-cachalote foi encontrada na praia de Sibaúma, próximo a Pipa, em Tibau do Sul, Rio Grande do Norte, na manhã desta terça-feira 29 . O Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (Cemam) foi acionado ainda nas primeiras horas e, desde então, equipes atuam no local para investigar a causa da morte do animal, que se encontra em avançado estado de decomposição.

Segundo o Cemam, o encalhe apresenta desafios devido à localização e ao porte da baleia-cachalote, espécie cuja estrutura física ultrapassa em tamanho e peso os encalhes mais comuns de golfinhos e tartarugas, frequentemente vistos na costa potiguar. Para lidar com a carcaça, o Cemam solicitou o apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Tibau do Sul, que analisou o terreno e considerou o local de difícil acesso para a utilização de retroescavadeiras.

Ossada de baleia-cachalote é monitorada pelo Cemam

A espécie encontrada, conhecida como baleia-cachalote, é, na verdade, um tipo de golfinho devido à presença de dentes. É a maior espécie de golfinho do mundo, distinguindo-se por sua cabeça volumosa e capacidade de mergulhar a profundidades de até 3 mil metros em busca de lulas gigantes, sua principal presa. Embora seja comum em áreas oceânicas do Rio Grande do Norte, encalhes ocasionais ocorrem ao longo da costa, principalmente de indivíduos em estado debilitado.

Esses encalhes oferecem informações valiosas para estudos sobre o comportamento e migração da espécie, bem como sobre os impactos das atividades humanas em seu habitat. O Cemam planeja continuar com o monitoramento e aguarda uma alternativa para a remoção adequada da ossada, respeitando as limitações do local.

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/ossada-de-baleia-cachalote-praia-de-sibauma/