No dia 25 de março, o litoral do Rio Grande do Norte receberá a soltura da peixe-boi Luara, resgatada ainda filhote na praia de Morrinho, em Areia Branca/RN. O evento ocorrerá às 10h, no Recinto de Aclimatação de Peixes-bois, dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão, em Macau/RN.
Após seis anos de reabilitação sob os cuidados do Projeto Cetáceos da Costa Branca – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PCCB-UERN), Luara, agora com 350,2 kg, está apta a retornar ao mar. Essa será a sexta soltura de peixe-boi no litoral do estado.
O evento será aberto ao público e à imprensa. Durante a soltura, Luara receberá um rastreador de sinal VHF e satelital para monitoramento remoto. O equipamento pode chamar a atenção da população e de pescadores, que, em alguns casos, tentam removê-lo. O PCCB-UERN reforça a necessidade do trabalho educativo com as comunidades locais sobre a função do dispositivo, utilizado para acompanhar o deslocamento do animal e garantir sua adaptação ao ambiente natural.
O resgate, reabilitação, estabilização, soltura e monitoramento de peixes-bois-marinhos fazem parte do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Potiguar (PMP-BP), exigência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para atividades da Petrobras na região. O PMP-BP é conduzido pelo PCCB-UERN por meio de um convênio com a Petrobras, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (FUNCITERN).
Em casos de encalhe ou avistagem de peixes-bois-marinhos com equipamentos de radiotelemetria, os contatos do PCCB-UERN são:
- Natal e região: (84) 9 9943 0058
- Areia Branca e região: (84) 9 8843 4621
Mais informações sobre o projeto podem ser acompanhadas nas redes sociais (@pccbuern).
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/peixe-boi-luara-sera-solta-no-litoral/