A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta terça-feira (27), uma operação contra um esquema criminoso em fraudes tributárias, que resultou em prejuízo de mais de R$ 2 milhões. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em Salvador.
Segundo a Polícia Civil, entre os principais alvos da operação está um despachante aduaneiro, identificado como o principal operador do esquema criminoso. Ele era responsável por conferir uma aparência de legalidade às operações fraudulentas.
Além disso, as investigações revelaram a possível participação direta de servidores públicos de um órgão fazendário, que colaboraram na liberação de mercadorias na alfândega sem o devido cumprimento das obrigações tributárias.
Por intermédio das investigações, foi obtido, via ordem judicial, o congelamento de contas bancárias e o bloqueio patrimonial dos suspeitos, incluindo imóveis, veículos importados e lanchas. Foi também determinado o afastamento cautelar dos servidores públicos envolvidos, assim como a suspensão do acesso deles aos sistemas fazendários.
As investigações continuam em andamento, com o objetivo de apurar possíveis desdobramentos das fraudes, localizar outros bens e valores ocultos, bem como identificar outros indivíduos envolvidos na organização criminosa.
A Operação Balcones é liderada pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco).
O post Polícia Civil deflagra operação contra esquema de fraude tributária em Salvador apareceu primeiro em Toda Bahia.
Fonte: https://todabahia.com.br/policia-civil-deflagra-operacao-contra-esquema-de-fraude-tributaria-em-salvador/