Por conta de escavação, 17 terreiros na Fazenda Grande IV estão com risco de desabamento

Pelo menos 17 terreiros estão sob risco de desabamento devido a uma escavação realizada no bairro de Fazenda Grande IV, em Salvador. Conforme divulgado ontem, a Polícia Civil investia a situação, após denúncia da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Ameríndia (AFA).

A denúncia também foi apresentada ao Ministério Público no dia 18 de dezembro. Conforme consta no registro, máquinas pesadas passaram a escavar uma grande área de terra. Supostamente, o intuito era de construir imóveis no local, o que afetou os terreiros que usam o lugar como espaço sagrado.

De acordo com a Polícia Civil, a 13ª Delegacia Territorial de Cajazeiras acolheu a denúncia de discriminação, invasão de propriedade e dano contra os terreiros afetados. Ainda informou que, além das ameaças, destruição de assentamentos e objetos sagrados, os terreiros correm risco de desabamento.

Segundo informações do Correio, a denúncia da AFA detalha que tratores e escavadeiras foram utilizados para desmatar a área verde na Rua Heráclito, no bairro de Fazenda Grande IV, realizando “severos cortes em todo o terreno ao entorno, deixando o espaço físico de diversos Terreiros pendurados na beira de verdadeiros abismos de barro”, conforme diz a entidade em trecho.

Leonel Monteiro, presidente da AFA, afirmou, em entrevista ao Correio, que nunca houve no local alguma placa que identificasse a obra. O desmatamento teve início em 2019, mas foi interrompido por intervenção da comunidade. Em novembro, no entanto, as obras foram retomadas com maior intensidade. Para ele, essa retomada é um exemplo claro da discriminação racial ainda persistente na sociedade.

“Vejo essa situação como exemplo do racismo estrutural e religioso que ainda existe […] e que causa danos, às vezes irreversíveis, às Comunidades Tradicionais de Terreiro, que historicamente enfrentam, no seu dia a dia, situações que ameaçam a sua própria existência enquanto espaços sagrados da cultura e religiosidade afro-brasileira […] e a integridade física dos adeptos das matrizes religiosas afro-indígenas”, afirma Leonel.

O post Por conta de escavação, 17 terreiros na Fazenda Grande IV estão com risco de desabamento apareceu primeiro em Toda Bahia.

Fonte: https://todabahia.com.br/por-conta-de-escavacao-17-terreiros-na-fazenda-grande-iv-estao-com-risco-de-desabamento/