Potiguar de 23 anos fica em primeiro lugar no CNU

Miriam Martins, de 23 anos, natural de Santana do Matos, na região Seridó do Rio Grande do Norte, ficou em primeiro lugar no Concurso Nacional Unificado (CNU). Formada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e ex-estudante de escola pública, Miriam foi aprovada para uma das quatro vagas do cargo de Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas, na área de Biblioteconomia, alocada no bloco 7.

Após o resultado, Miriam relatou à revista Exame que viveu uma das maiores emoções da sua vida. “Quando vi meu nome no primeiro lugar, fiquei sem acreditar. Me emocionei muito e senti um alívio inexplicável”, afirmou.

Durante a graduação em Biblioteconomia, Miriam conheceu o mundo dos concursos públicos e decidiu seguir esse caminho para garantir estabilidade, ajudar a família e buscar uma qualidade de vida melhor. Depois de tentativas em concursos menores, a preparação mais estruturada para o CNU fez a diferença.

Ela começou a estudar de forma mais dedicada em 2023, utilizando principalmente a plataforma Gran Concursos, que oferece cursos online, videoaulas e uma ferramenta de degravação de conteúdo. “Eu estudava de 5 a 6 horas por dia, dividindo o tempo em três disciplinas”, explicou. “Sempre preferi videoaulas, mas também fazia anotações para reforçar o aprendizado.”

Entre as técnicas de estudo que mais funcionaram para Miriam estavam a resolução intensa de questões e o uso de flashcards para memorização. No dia da prova, ela organizou o tempo de forma a primeiro visualizar o tema da redação, fazer anotações rápidas e só depois responder às questões objetivas. “Deixei 20 a 30 minutos no final para preencher o gabarito com calma”, contou.

Na preparação emocional, Miriam ressaltou a busca pelo equilíbrio. “Tentei manter a calma, me alimentar bem, dormir o suficiente e confiar na minha preparação”, disse.

A aprovação no CNU, segundo Miriam, representa a realização de um sonho e a oportunidade de contribuir com a sociedade. “Quero me dedicar a entregar o melhor trabalho possível e continuar estudando para crescer profissionalmente”, declarou.

Para quem está começando a se preparar para concursos, Miriam deixou uma mensagem. “Nunca desistam, não importa qual seja sua realidade hoje.”

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/potiguar-fica-em-primeiro-lugar-no-cnu/