Santa Luzia do Itanhi, a povoação mais antiga de Sergipe, comemora, nesta sexta-feira (28), os 450 anos da primeira missa realizada no estado. A celebração reunirá fiéis, autoridades religiosas e moradores para uma programação especial ao longo do dia.
A missa histórica foi celebrada em 1575 pelos padres jesuítas Gaspar Lourenço e João Salônio, da Companhia de Jesus. O ato reuniu colonos, soldados e indígenas tupinambás. No local, mais tarde, foi erguida uma cruz e fundada a Aldeia de São Tomé.
“É um momento de louvor e gratidão a Deus por esses 450 anos de fé. O povo sergipano tem uma religiosidade forte, que se expressa na cultura e nas tradições”, afirma o Padre Iuri, pároco local.
A programação inclui eventos religiosos, culturais e esportivos. O dia começa às 6h com alvorada e ofício religioso. Em seguida, ocorrem uma corrida rústica, hasteamento das bandeiras e a reinauguração do monumento comemorativo. À tarde, haverá feira cultural, apresentações artísticas e atos solenes.
O ponto alto da celebração será a Missa Campal, às 17h10, presidida pelo cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil. A cerimônia contará também com a presença dos bispos das dioceses de Estância, Dom Genivaldo Garcia; de Aracaju, Dom Josafá Menezes; e de Propriá.
A celebração reforça a importância histórica e religiosa de Santa Luzia do Itanhi, reafirmando a fé como um dos pilares da cultura sergipana.
Confira programação
6h – Alvorada (Santuário) Ofício de Nossa Senhora
7h – Corrida Rústica (Saída do Crasto para Santa Luzia)
8h30 – Ato Solene (Banda Lira Santa Luzia) Local: em frente ao Santuário
Hasteamento da Bandeira
Hino Nacional
Hino de Santa Luzia (cantado)
Discursos do Pároco Pe. Iuri
Discursos do Prefeito Adauto Amor
10h – Reinauguração do Monumento para os 450 anos (ao lado da Igreja)
14h – Feira Cultural (Sec. de Cultura, Agricultura, Desenvolvimento e Turismo / Sala do Empreendedor)
16h – Ato Solene e momento de Oração (Igreja)
16h45 – Descerramento da Placa dos 450 anos
17h – Cortejo Litúrgico (saída da Igreja) com a Lira Carlos Gomes (Estância)
17h10 – Missa Campal Presidida pelo Cardeal Sérgio da Rocha (Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil)
19h – Show Religioso
Fonte: Ascom Arquidiocese de Aracaju
Fonte: https://ajn1.com.br/urbano/primeira-missa-em-sergipe-completa-450-anos-e-vai-ser-celebrada-em-santa-luzia-do-itanhi-nesta-sexta-feira-28/