Referência nas ações de acesso e fomento à leitura em cidades baianas, impactando principalmente a vida de leitores mais jovens, o projeto Livres Livros comemora o primeiro mês de atividades na nova sede presente no Civil Towers, empreendimento do grupo Civil localizado no Costa Azul. Com área ampla, distribuída em dois andares, a estrutura cedida pela holding oferece uma proposta de cultura, educação e lazer. Além disso, o espaço possibilita que a ONG impacte as cerca de 2 mil pessoas que circulam no prédio diariamente.
Mais do que um local direcionado ao acervo com mais de 20 mil exemplares, o novo endereço conta com ambientes que visam proporcionar diferentes experiências aos visitantes. Além de brinquedoteca e sala de jogos, o espaço conta com mais 3 salas: uma abriga um brechó e ateliê de costura; as outras duas, disponíveis para locação, um coworking (com equipamentos para gravação de podcasts) e um espaço zen (que pode ser utilizado pelas empresas situadas no prédio), com infraestrutura para reforço escolar, atendimentos terapêuticos, reuniões de clubes de leitura e lançamento de livros.
A quarta sede ocupada pela iniciativa ao longo dos quase 10 anos de história ganhou cor e representatividade pelas mãos das artistas Juliana Pina e Miu Monteiro. Esse trabalho artístico reforça o objetivo de impulsionar a atuação de mais mulheres, em especial as mães das comunidades ligadas ao projeto. Ao promover o engajamento e inclusão, é possível transformá-las em meios de transformação social e econômica em suas casas e bairros.
A escritora e fundadora da Livres Livros, Raíssa Martins, acredita que a mudança pode potencializar tanto a relação das pessoas com o projeto, quanto despertar o interesse de voluntários. “Estamos num lugar bem estruturado, isso é um verdadeiro paraíso para a acomodação e conservação dos livros. Outro ponto favorável é a localização, pois estamos em uma região de fácil acesso. Este nos rendeu um recorde de visitações, temos conseguido impactar quase 2 mil pessoas dias”, destaca.
A escritora ainda celebra a parceria com o grupo Civil, que permitirá a realização de diversas ações, recebimento de mais títulos e difusão de conhecimento. “A Civil nos acolheu e trouxe perspectiva de outros incentivos. Uma vez que o empreendimento tem várias empresas, a presença de uma biblioteca é enriquecedora para trabalhadores e visitantes, que também poderão participar do projeto como apoiadores, voluntários, investidores ou simplesmente admiradores”, afirma.
Para Rafael Valente, presidente do grupo, o fortalecimento de iniciativas como a Livres Livros é uma decisão totalmente alinhada com os valores da empresa. “O grupo Civil acredita que a literatura pode mudar o mundo, principalmente numa era marcada pela intoxicação digital. Por isso, organizamos bibliotecas em nossas obras e apoiamos a Livres Livros. Por alguns anos oferecemos uma casa para que fosse sede da ONG, e agora acreditamos que eles poderão avançar ainda mais em seu processo de estruturação estando no Civil Towers, onde estarão próximos de organizações como o Sebrae, Banco do Nordeste e Hub Salvador”, ressalta.
O post Projeto Livres Livros completa um mês de atividades no Costa Azul em Salvador apareceu primeiro em Toda Bahia.
Fonte: https://todabahia.com.br/projeto-livres-livros-completa-um-mes-de-atividades-no-costa-azul-em-salvador/