Durante esta semana, a Prefeitura de Mossoró realizou uma série de ações voltadas à campanha “Abril Azul”, que trata da conscientização acerca do autismo. Em parceria com a Universidade Potiguar (UnP), o Centro Especializado em Reabilitação (CER) Benômia Maria Rebouças recebeu uma atividade do projeto “TEAmar”.
No mês temático, crianças e mães atípicas receberam as ações do projeto que leva cuidado e afeto para instituições da cidade. No CER, atividades lúdicas e pedagógicas foram realizadas com os pacientes.
“Celebramos a Páscoa com o projeto ‘TEAmar’, da UnP, num momento muito importante para as crianças e os acompanhantes das crianças do Centro de Reabilitação, reforçando a importância da data comemorativa. Falou-se da importância das famílias estarem sempre presentes nesse momento”, explicou Suiann Costa, diretora do CER Mossoró.
“TEAmar” é um projeto de extensão multidisciplinar (Nutrição, Educação Física, Fisioterapia, Psicologia, Pedagogia e Enfermagem) onde o objetivo principal é o cuidado, amor, respeito e inclusão com crianças, adolescentes e mães atípicas. É um projeto que realiza ações o ano inteiro no município.
“O Projeto ‘TEAmar’ nasceu com esse propósito: ser uma rede de cuidado e afeto para crianças atípicas e suas mães, que enfrentam desafios únicos com força, sensibilidade e dedicação.
Por meio de ações voltadas para o desenvolvimento infantil, fortalecimento emocional e promoção do bem-estar, o projeto constrói um espaço seguro, onde mães não estão sozinhas e onde cada criança é valorizada em sua singularidade”, destacou Mayra Martins, coordenadora do projeto “TEAmar” e professora do curso de Nutrição da UnP.
São realizadas atividades lúdicas, pedagógicas, recreativas. Atividades que estimulam a coordenação motora e cognitiva. “As atividades lúdicas destacaram o significado da Páscoa para as crianças e seus familiares. Foi mais um momento de interação, lúdico com várias atividades para as crianças, circuito, brincadeiras, pipoca, algodão-doce”, completou Suiann Costa.
Desde 2024, o projeto realiza ações com crianças e mães atípicas no CER. “‘TEAmar’ é sobre amar em equipe. É sobre somar forças, promover vínculos e transformar vidas com empatia e compromisso. Porque quando cuidamos juntos, todo mundo cresce mais forte”, acrescentou a coordenadora do projeto de extensão.
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/projeto-teamar-realiza-acoes-em-mossoro/