Radar meteorológico de Salvador está desligado por falta de contrato com empresa de manutenção

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) informou, na segunda-feira (14), que o radar meteorológico da rede de monitoramento instalado em Salvador está desligado. A justificativa é que não há contrato com uma empresa que faça manutenções preventivas e corretivas das infraestruturas de apoio para operação.

Segundo o Correio, o questionamento surgiu após o diretor da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo, criticar a falta de auxílio do equipamento nas previsões de chuva para a capital baiana.

Conforme indicado pelo Cemaden, o aparelho instalado em Salvador, próximo ao Aeroporto, pertence ao Governo Federal e possui condições de funcionamento, mas está desligado por segurança, pois o contrato com a empresa Eletrocontrole Engenharia Comércio e Representação, para manutenção do maquinário de apoio ao funcionamento do radar, foi encerrado no dia 07 de setembro de 2024.

Os contratos com as empresas de manutenção integrada (preventiva, preditiva e corretiva) do radar e de fornecimento dos links de internet para a transmissão de dados ainda estão vigentes, mas não garantem o pleno funcionamento do equipamento. “O processo de licitação para contratação do serviço de manutenção está em andamento e, tão logo o orçamento do CEMADEN/MCTI seja divulgado/liberado, daremos continuidade ao processo de contratação”, informou o órgão.

O post Radar meteorológico de Salvador está desligado por falta de contrato com empresa de manutenção apareceu primeiro em Toda Bahia.

Fonte: https://todabahia.com.br/radar-meteorologico-de-salvador-esta-desligado-por-falta-de-contrato-com-empresa-de-manutencao/