Reforma e serviço em Macaíba aliviam demanda no Walfredo Gurgel

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, principal unidade de urgência do Rio Grande do Norte, registrou melhorias significativas no atendimento após a conclusão da reforma do segundo andar e a abertura do serviço de ortopedia de baixa e média complexidade da Região Metropolitana, instalado no Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba.

De acordo com o diretor geral do Walfredo, Geraldo Neto, que assumiu o cargo em abril de 2024, o local chegou a ter quase 100 pacientes aguardando atendimento durante o fechamento do segundo andar para obras. “Isso tensionou muito a gente, superlotando os corredores”, afirmou Neto.

Com a entrega do segundo andar e a reorganização dos processos de trabalho, a situação melhorou. “Ainda não está como a gente deseja, porque muita coisa vai avançar ainda, mas já conseguimos enxergar satisfação e orgulho dos servidores”, disse o diretor.

Ele destacou que os funcionários, que antes não demonstravam satisfação, agora chegam ao hospital com disposição para o trabalho. “Você não encontrava sorriso no rosto das pessoas. E hoje, os servidores já chegam, abraçam, conversam”, relatou.

O setor de politrauma, onde ocorre a maior movimentação, está sob controle. “Geralmente, esse setor é onde o ‘vuco-vuco’ acontece”, explicou Neto. Ele ressaltou que o hospital está preparado para receber casos de múltiplas vítimas. “Hoje, se chegar um acidente com múltiplas vítimas, o Walfredo está pronto para receber em linhas gerais”, afirmou.

Geraldo Neto, diretor do Hospital Walfredo Gurgel. Foto: José Aldenir/Agora RN

O tempo de espera para atendimentos também diminuiu. “Quando cheguei aqui, os pacientes passavam 10 dias, 15 dias esperando. Agora, em 24 horas, 48 horas, a gente já resolve a vinda deles”, explicou Neto. No setor de imagem, onde pacientes aguardam para realizar exames como raio-X e tomografia, a situação também está mais tranquila. “Antes, ele ficava extremamente lotado. Agora, está super tranquilo”, disse.

A abertura do hospital de Macaíba ajudou a desafogar a demanda por atendimentos ortopédicos. “A maioria desses pacientes é ortopedia. A gente acredita que, se tudo der certo, até o final do dia, estourando a manhã completando 24 horas, a gente já tira eles daqui”, afirmou Neto.

Apesar dos avanços, a demanda continua alta. “Não para de chegar, porque a demanda daqui também é alta”, concluiu o diretor.

Quedas de idosos aumentam atendimentos

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel registrou um aumento significativo no número de atendimentos a idosos vítimas de quedas da própria altura.

De acordo com o diretor geral do hospital, Geraldo Neto, que assumiu o cargo em abril de 2024, esses casos têm crescido e são a segunda maior causa de atendimentos no local, atrás apenas de acidentes com motos. “É muito idoso com fratura de fêmur, oriundo dessas quedas da própria altura”, afirmou Neto.

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/reforma-servico-macaiba-aliviam-walfredo/