Matrículas em tempo integral crescem no RN entre 2022 e 2024, segundo Censo Escolar

O Rio Grande do Norte ampliou o número de estudantes da rede pública em tempo integral em todas as etapas da educação básica entre 2022 e 2024. Os dados são do Censo Escolar 2024, divulgado pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O levantamento mostra que o percentual de matrículas em jornada ampliada no estado passou de 7,9% em 2022 para 13,3% em 2024.

O avanço está relacionado a políticas públicas como o programa Escola em Tempo Integral e à atuação conjunta do Governo Federal, estados e municípios. “Resultado de políticas como a Escola em Tempo Integral e de uma construção coletiva entre Governo Federal, estados e municípios, o percentual de matrículas em jornada ampliada nas creches do Rio Grande do Norte passou de 5,5% para 10% entre 2022 e 2024”, aponta o relatório.

Na pré-escola, o percentual de matrículas em tempo integral subiu de 1,9% para 6,3% no mesmo período. “Nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), o percentual era 7,4% em 2022 e foi para 14,3% em 2024. Já nos anos finais (6º ao 9º), o avanço foi de 7,2% para 12,5%”, diz o documento.

No ensino médio da rede pública potiguar, a jornada integral alcançou 18,3% dos estudantes em 2024. Em 2022, esse número era de 14%.

Em nível nacional, o Censo Escolar revela que o percentual de alunos em tempo integral nas creches passou de 56,8% em 2022 para 59,7% em 2024. Na pré-escola, o número aumentou de 12,1% para 15,6%, enquanto no ensino fundamental houve crescimento de 14,4% para 19,1%. No ensino médio, o índice foi de 20,4% para 24,2%. Considerando todas as etapas, o percentual de matrículas em tempo integral subiu de 18,2% em 2022 para 22,9% em 2024.

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/tempo-integral-crescem-rn-entre-2022-e-2024/